As redes sociais tem como função principal facilitar as relações entre os seus usuários, e o Facebook, sempre atento às novas tendências e explorando as possibilidades que as mesmas apresentam para os negócios, anunciou o Facebook Marketplace.
Entendendo as relações que são possibilitadas pela rede, a maior delas tem sido a de compra e venda, o que fez com que os gestores do aplicativo criassem esse recurso que permite a facilidade maior para as negociações entre os usuários.
Funcionando de maneira completamente gratuita, ele atende mais de 500 mil pessoas ao mês, que já fazem o uso recorrente de grupos nos quais as relações de troca, compra e venda são incentivadas e facilitadas – ganhando força, agora, com o Marketplace.
A partir da ferramenta, os usuários do Facebook conseguem descobrir de maneira muito mais prática quais são as oportunidades de venda nas regiões próximas a eles, dado que o Marketplace funciona com a ferramenta de geolocalização.
Além de todos os recursos já disponíveis na plataforma, como a comunicação direta entre o consumidor e o vendedor, há também novas ferramentas que permitem a facilidade nas negociações, como, por exemplo:
A ferramenta foi liberada para uso nos aplicativos no Android e iOS, além do padrão utilizado na web – mas é permitido o uso apenas para os usuários que são maiores de 18 anos.
Um dos fatores que ajuda e melhora imensamente as relações comerciais que são estabelecidas pelo Facebook com a inserção do Marketplace é o fato de que o layout que é possibilitado pelos grupos, que eram antes usados com essa finalidade, era imensamente menos prático do que o da ferramenta.
É possível, então, que os usuários busquem pelas categorias específicas de produtos ou serviços através do recurso, bem como o contato direto com o vendedor, de maneira privada.
Não é preciso instalar absolutamente nada no seu celular para começar a usar o Facebook Marketplace – ele funciona junto ao aplicativo padrão.
Para que você possa adicionar um produto ou serviço, é preciso apenas usar o recurso da câmera para adicionar as fotos do seu produto – depois, você irá inserir as informações a respeito do mesmo, a descrição, e o valor pelo qual ele está sendo comercializado.
Depois dessa etapa, é preciso inserir a localização da venda – e os consumidores poderão encontrar o seu produto de acordo com a região na qual ele foi inserido.
Os interessados podem, então, fazer uma proposta para que o valor inserido no produto possa ser negociado, e essa negociação pode ser realizada via mensagem privada.
Todas as suas negociações utilizando o recurso do Facebook Marketplace ficam salvas em um histórico que é possibilitado pela ferramenta, adicionando ainda mais praticidade às mesmas.
Apesar de o recurso estar ativo desde 2016 na plataforma, a sua chegada no Brasil aconteceu na segunda-feira, dia 22 de janeiro.
Desde então, os brasileiros estão podendo usufruir de toda a praticidade, segurança e confiança que são adicionadas às transações a partir do uso do aplicativo.
Uma das características que faz com que o Facebook Marketplace seja ainda mais benéfico para os vendedores e compradores é que a plataforma não disponibiliza a forma de pagamento, portanto, não cobra taxas nem insere regras para a mesma.
Por isso, são os usuários que decidem como a compra será efetuada a partir do contato estabelecido com o vendedor, utilizando a plataforma de chat, o Facebook Messenger, para que a negociação seja fechada.
Apesar de um número crescente de usuários já estar utilizando a ferramenta do Facebook Marketplace em todo o mundo, no Brasil o serviço ainda não foi disponibilizado para todos os usuários, portanto, é preciso aguardar se a sua plataforma ainda não conta com o recurso.
Ele está sendo implantado de forma gradual para que os usuários possam se adaptar ao longo de sua inserção, fazendo com que, quando estiver disponível para a totalidade de usuários brasileiros, ele seja mais reconhecido e utilizado com todas as suas vantagens pelos mesmos.
Para procurar o recurso na sua rede social, basta se direcionar à barra de atalho localizada na parte esquerda da tela do computador ou, quando estiver usando o celular, buscar pela ferramenta na barra principal, entre o ícone que mostra as notificações e o que indica as solicitações de amizade recebidas.
O Facebook Marketplace chega ao Brasil para melhorara ainda mais as relações de compra e venda realizadas na rede, que são crescentes e muito lucrativas – e irão se tornar ainda mais eficientes com os recursos disponíveis na nova ferramenta.