A moral é individual. A ética é pensar junto, de maneira coletiva, os princípios que queremos respeitar. Durante cerca de uma hora e meia, o professor, advogado, jornalista e filósofo Clóvis de Barros Filho discutiu a questão. Ele ministrou a palestra de abertura da Expogestão 2015 na tarde desta quarta-feira, em Joinville. Sob o tema "valores e liderança", Clóvis apresentou A ética e os valores como base da gestão de conflitos.
Com um discurso enérgico, Clóvis expôs assuntos profundos sobre o comportamento humano com boa dose de bom humor. Ele disse que as pessoas são ensinadas desde cedo a colocar o bem-estar próprio acima de qualquer coisa, mas que esse tipo de atitude pode e deve ser transformada.
— Você é os valores que representa — disse.
Para ele, uma sociedade é desenvolvida quando a ética está em constante evolução. O debate, porém, pode se tornar complexo, já que não existe um manual de como ser ético.
— A ética está longe de ser uma tabela pronta porque estamos a todo momento diante de novos desafios.
Clóvis destacou que as pessoas são livres para escolher seus princípios e reforçou a importância de se construir relações confiáveis. No caso das empresas, disse que os líderes precisam, acima de tudo, confiar em suas equipes, sob o risco de prejudicar o negócio.
— Se não existir alinhamento entre valores e atitudes, não há confiança. E isso destrói o coletivo.