O setor de Vendas é a base de qualquer negócio. O Marketing trabalha para Vendas, a fábrica trabalha para Vendas, o financeiro trabalho para Vendas, as pessoas trabalham para Vendas. Eu costumo dizer que todos na companhia acabam sendo prestadores de serviço para Vendas.
Se não vender, a companhia não cria receita. E sem receita, não é possível desenvolver o negócio. A partir dos recursos gerados pela venda, o faturamento aumenta e possibilita o desenvolvimento da empresa. Por exemplo, quando comecei com a Phytoervas, tinha apenas um auxiliar. Doze anos depois, já tinha oitocentos funcionários. E sabe o que fez essa empresa crescer tanto assim? Vendas.
O desafio do negócio é ter consistência nas vendas. Se elas diminuírem, tudo o que foi conquistado, pode estar em risco. Portanto, é preciso focar no crescimento das vendas. Para que isso aconteça, é preciso entender onde está o cliente e o que o negócio traz de diferente para ele. Eu sempre falo “É sete vezes mais barato manter um cliente do que conquistar um cliente”, e não é verdade?! É muito mais prático e econômico continuar encantando seus antigos clientes.
Fique atento ao que seu concorrente está fazendo e quais as ações ele está desenvolvendo, para que você possa criar estratégias mais assertivas para fisgar o seu cliente. Essa estratégia pode fazer a diferença na venda dos seus produtos.
É muito que importante treinar a equipe de vendas e fazer um ranking ABC dos clientes, para saber em que tipo de cliente focar mais. Se você fizer um ranking ABC, você vai perceber que os clientes “A”, talvez sejam 20% dos seus clientes, apenas e que, às vezes, representam 80% da sua venda. Então, onde é que você vai gastar o seu tempo? Onde sua equipe de vendas vai gastar o tempo? Nesses 20% dos clientes que representam quase 50, 60, 70, até 80% das suas vendas.
Lembre-se também que você só pode afirmar “Meu produto vende”, quando você faz a terceira venda. Enquanto o negócio não chegar na casa do consumidor, sua venda não acabou.
Outra dica valiosa para quem trabalha diretamente com Vendas é sair na rua. Ande, veja onde o seu consumidor está, como consegue chegar nele de uma forma mais rápida, fácil e eficiente. E se for contratar vendedores, procure pagar uma comissão sobre vendas, um prêmio sobre cotas de vendas. Busque por pessoas que sejam comprometidas com o seu propósito e conceito, pois elas também serão fundamentais para suas vendas acontecerem.