Uma boa gestão de marca é fundamental na conquista de resultados nos negócios. Marcas líderes sabem muito bem disso e é, justamente por essa razão, que muitas delas estão entre as favoritas dos consumidores.
Dar atenção total a isso não se trata de mero capricho. Estamos falando de uma exigência de mercado. Por isso que, se você quer garantir um lugar especial no coração e na mente dos consumidores, precisa aprender mais sobre branding.
O que é branding?
Branding ou brand management, em português, significa gestão de marcas. É a área que cuida de elementos, tais como nome, imagens e ideias associadas ao negócio, incluindo símbolos, slogans, logotipos e outros elementos da identidade de uma marca.
Branding também se refere ao trabalho ou ao conjunto de práticas e técnicas de construção e consolidação de uma marca no mercado. A formação de uma imagem de tudo o que diz respeito ao negócio, serviço ou produto é consequência de um bom trabalho de branding.
Aliás, vale destacar que quando a identificação positiva de uma marca se torna forte o bastante, ela passa a valer mais do que o próprio produto. E este é um dos motivos que você não pode deixar a desejar com a gestão da sua marca.
Primeiramente, construir uma marca poderosa significa muito mais do que construir uma promessa. Uma boa estratégia da marca precisa ir além da publicidade e da comunicação, moldando e diferenciando os pontos de contato com o consumidor.
A marca precisa cumprir seu papel em todos os pontos, do conceito,da promessa à atração, do engajamento à venda, da venda ao relacionamento com o cliente. As marcas de maior sucesso são completamente coerentes na gestão de todos seus ativos, de forma inovadora, consistente e relevante.
Aliás, este é um bom ponto para tratarmos : O DNA…
O DNA de uma marca é como nos seres humanos, o que diferencia uma marca da outra. Ele é formado por diversas características próprias que, ao se ligarem, formam um conceito único. É a partir daí que devem surgir todas as estratégias de marketing.
Você pode executar ações específicas e mudar muitas estratégias, mas o DNA de sua marca deve permanecer. Isso colabora para que o trabalho de branding tenha uma perenidade mais efetiva e que o efeito cumulativo daquilo que você investiu seja maior.
Existem diversas formas de você gerir e medir o valor da sua marca. Para começar, é importante dividir os pontos em aspectos internos e externos.
No que diz respeito a valores internos, você pode perceber que sua marca está bem conhecida, reconhecida e absorvida através de elementos como:
Conhecimento – O quanto as pessoas compreendem os valores e objetivos da sua marca
Proteção – O quanto ela está protegida
Comprometimento – O quanto os colaboradores se comprometem com o que a marca defende
Capacidade de adaptação – O quanto a marca está alinhada ao mercado?
Em relação aos fatores externos, podemos listar as seguintes questões para a avaliação do seu trabalho de branding:
Autenticidade – Sua marca tem valores claros?
Relevância – Ela provoca mudança na vida das pessoas?
Diferenciação – Ela precisa se distingue claramente da concorrência?
Presença – Ela está presente nos locais certos, nos momentos certos e nas situações certas?
Entendimento – As pessoas entendem a que ela veio?
Consistência – Sua marca atende as expectativas das pessoas?
Antes de fechar, decidi trazer algumas lições simples, mas efetivas do branding de duas marcas bastante conhecidas:
1 – Coca Cola
É impossível falar de branding e gestão de marcas sem citar o exemplo da Coca Cola. A imagem da marca está muito presente na história e no imaginário das pessoas.
Além a identidade visual consolidada no mundo, a mensagem pregada é sempre a mesma: “Felicidade”. Isso fica bastante evidente em suas campanhas de marketing, com frases do tipo “Abra a felicidade”.
Todo o discurso por um mundo melhor, extremamente emotivo e consciente, conquista uma legião de fãs em todo o planeta. E para fortalecer ainda mais os vínculos, a Coca Cola se envolve em causas sociais e eventos de grande porte, como Olimpíadas e Copa do Mundo.
2 – Red Bull
A Red Bull é outro caso clássico de branding bem-sucedido. Já são mais de duas décadas de discurso efetivo. A mensagem da marca já está bastante clara na mente do consumidor.
A relação de longo prazo da Red Bull com os esportes radicais serviu para fortalecer e ilustrar o slogan central da marca: “Red Bull te dá asas”. A ideia vende um estilo de vida ativo e enérgico.
E para fortalecer sua imagem na era da informação, a Red Bull se tornou uma grande produtora de conteúdo. Atualmente, empresa investe pesado em comunicação de marca em redes sociais e em eventos esportivos, sempre valorizando um conteúdo relacionado à aventura e liberdade.
Um bom exercício é pensando nessas marcas responda as perguntas e colocações acima….você vai ver como é fácil e simples responder. Isso demonstra que o Branding dessas marcas foi bem feito e esta bem consolidado.
Meu objetivo com este artigo foi conscientizar você que é preciso se dedicar à gestão inteligente de sua marca.Foi te passar os conceitos básicos para você começar a construir uma estratégia de marca perfeita e om isso conquistar cada vez mais seu lugar no mercado.
Até a próxima,
Cris Arcangeli