No artigo anterior, eu dei dicas para a liderança realizar um feedback construtivo de maneira correta. Hoje, meu artigo é novamente para os líderes, principalmente para aqueles que possuem colaboradores que negociam com a preguiça.
Uma pergunta que sempre ronda na mente dos gestores é: “O que eu poderia fazer para a minha equipe vender mais?”
Primeiramente, se a sua equipe de vendas está negociando com a preguiça, você precisa analisar a questão sob uma outra perspectiva. E isso vale para todas as áreas. Qualquer profissional pode viver rodeado por inúmeros sabotadores que interferem o seu desempenho. Você como líder tem o dever de identificar esses sabotadores e se livrar deles para ajudar a sua equipe.
“Qualquer profissional pode viver rodeado por inúmeros sabotadores que interferem o seu desempenho.”
Depois, em vez da pergunta padrão citada anteriormente, você deve se questionar: “O que impede a minha equipe de vender mais?”
Solução: Incentive o vendedor a acreditar e confiar em si. O profissional de sucesso sabe que o resultado só depende dele.
Solução: Foque no seu trabalho! As empresas de sucesso que conquistaram seu espaço driblaram as dificuldades do mercado e atropelaram seus concorrentes.
Solução: Converse com o vendedor e faça-o decidir! Se quiser continuar na empresa, terá que se dedicar ao máximo. Senão, encoraje-o a ser sincero com a empresa e com ele mesmo. Reforce com seus vendedores que a imagem é sagrada, o maior patrimônio de qualquer profissional.
Solução: Promova treinamentos, faça pesquisa de mercado, faça-os conversar com vendedores mais experientes, conhecer o perfil do consumidor da região, mostre os benefícios, os diferenciais…. Eles precisam cercar-se de bons argumentos sobre o produto para conseguir vender.
Solução: Treinamento constante. Treinamentos técnicos, comportamentais, motivacionais, enfim, todo treinamento é válido.
Solução: Descubra o que motiva seus vendedores e faça acontecer. Converse com eles, entenda quais são as dificuldades e angústias. Lembre a sua equipe que eles podem contar com você.
Solução: É a dica mais óbvia de todas: planeje-se! Tenha no papel o que eles podem e precisam vender por mês, semana, dia, etc. Comece cada dia com uma meta e sabendo como alcançá-la. E faça os vendedores se apaixonarem pelo caminho, só assim trarão resultados efetivos.
Solução: Você como líder deve servir de exemplo. Caso contrário, haverá duas alternativas: você desperdiçar todos os seus talentos ou ser atropelado por profissionais mais competentes.
São apenas alguns exemplos que podem prejudicar a sua equipe. Não importa exatamente qual é o sabotador. O que importa é a solução que só depende de você! Pense nisso.
Educador executivo, apaixonado por engajamento, desempenho humano e organizacional. Master Coach, formado pelo Behavioral Coaching Institute e Graduate School of Master Coaches.
Veja o Perfil Completo