Inspirado no conto: O Rei e os cães selvagens.
Estava refletindo essa semana sobre LEALDADE no sentido amplo da palavra. Lealdade de clientes com uma marca, lealdade no relacionamento conjugal, lealdade a uma empresa, a uma amizade, lealdade com seus clientes, fornecedores e contratantes.
Inevitável também você pensar em LEALDADE e isso não nos remeter a palavra GRATIDÃO. Acredito que aquele que é leal é automaticamente grato, e por outro lado a gratidão leva de certa forma a sermos leais a algo ou alguém.
Lealdade é um substantivo feminino que significa a qualidade de alguém que é leal. Também é sinônimo de fidelidade, dedicação e sinceridade. Esta palavra tem origem no termo legalis, que em latim remete para o conceito de lei. Inicialmente esta palavra designava alguém em quem era possível confiar e que cumpria as suas obrigações legais, ou seja, alguém que não falha com os seus compromissos, demonstrando responsabilidade, honestidade, retidão, honra e decência.
A palavra gratidão tem a sua origem no latim “gratia” que tem seu significado na palavra graças ou gratus que em sua tradução ao pé da letra significa agradável. Sendo assim, entende-se que a gratidão denomina-se pelo entendimento de ser grato a algo que a vida nos dá, sendo ele bom ou ruim.
Esta semana li um conto muito interessante de autoria desconhecida, mas excelente para exemplificarmos lealdade e gratidão.
"O último Rei da comunidade tinha dez cães selvagens. Ele os usava para torturar e sacrificar qualquer um dos seus servidores que cometesse erro no seu reinado. Literalmente quem era exposto aos cães era imediatamente devorado por eles.
Um dos servos disse algo errado e o rei não gostou. Então ele ordenou que o servo deveria ser jogado aos cães.
O servo disse: "Eu o servi por dez anos, e você faz isso comigo por favor me dê dez dias antes de me jogar aos cães?" E o rei lhe concedeu.
O servo então foi ao guarda que lidava com os cães e disse que gostaria de servir os cães durante os próximos dez dias. O guarda estava confuso, mas concordou e ao servo foi dedicado a alimentar os cães, limpeza, e banhá-los com todo o conforto e carinho.
Quando os dez dias acabaram, o rei ordenou que o servo fosse jogado aos cães como punição. Quando foi lançado, todos ficaram surpresos ao ver apenas os cães vorazes lamber os pés do servo!
O rei, perplexo com o que estava vendo, disse:
"O que aconteceu com meus cães?"
O servo respondeu: "Eu servi os cães apenas dez dias e não esqueceram os meus serviços, no entanto, eu o servi por dez anos e você se esqueceu de tudo, no meu primeiro erro."
O rei percebeu seu erro e ordenou que o servo fosse salvo ".
Vamos então aproveitar essa oportunidade e refletir sobre este texto, analisando como podemos ser mais leais e gratos com as pessoas que de alguma forma nos ajudaram ou nos proporcionaram oportunidades na vida pessoal e profissional.
Seja mais leal e grato, e afine-se para o sucesso!
Fabiano Brum - Coach e Palestrante