Como um pipoqueiro inovou mais do que a maioria das empresas


Hoje vou relatar uma situação vivida recentemente em Curitiba para exemplificar como inovação é sempre sinônimo de ficar de olho dos hábitos do consumidor final.

Poucos sabem, mas mais de 80% das máquinas de pagamento de cartões de crédito e débito possuem a capacidade para operar por proximidade usando uma tecnologia chamada NFC que está cada vez mais disponível em smartphones, mesmo nas linhas de entrada da maior parte dos fabricantes, ou seja, tanto do lado dos celulares quanto das máquinas para pagamento a tecnologia está lá, falta colocar na prática e isso depende dos fornecedores de software e também dos lojistas.

Ao tentar fazer compras em grandes redes de farmácias e do varejo, em mais de 50% dos lugares não tive êxito. Em alguns lugares citaram que nunca tinham ouvido falar desta tecnologia mas na grande parte as desculpas oscilavam entre ‘'como pouca gente pede, não colocamos pra funcionar’' e ‘'em breve teremos essa opção’’, sinônimo de lentidão e descaso.

Poucas semanas depois, durante um passeio no Parque Barigui decidi comprar um pacote de pipocas de um dos ambulantes com seus famosos carrinhos verdes. Logo notei os adesivos indicando que várias bandeiras de cartão de crédito eram aceitas. Decidi então fazer o improvável: pagar com o celular. Resultado: ele estava impecavelmente preparado.

Perguntei o que o levou a implementar essa modalidade de pagamento e sua resposta foi na mosca para quem quer crescer seus negócios e prosperar ‘’porque o cliente pediu! Percebi que se não adicionasse isso, poderia perder clientes daqui pra frente’’. Bingo!

Eu tentei alertar o atendente destes lugares de que essa era uma tendência que veio pra ficar, mesmo que este funcionário tente levar essa mensagem pra frente existe uma grande chance que ela se perca na burocracia da empresa. Quem decide e tem poder pra tomar decisões está encastelado em seu maravilhoso escritório no topo de alguma torre corporativa. Ao contrário do vendedor de pipoca que tem contato diário com seu cliente e precisa agir rápido pra perpetuar seu negócio. Seu comportamento tem 2 pilares fundamentais para qualquer negócio de sucesso: agilidade e foco total no cliente, é isso que impulsiona a inovação.

Até a próxima!

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