Marcelo Simonato - Case Disney

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Marcelo Simonato - Case Disney

Marcelo Simonato é Executivo, Escritor e Palestrante Profissional especialista em Liderança e Gestão de Pessoas. Possui uma trajetória profissional de mais de 25 anos de experiência no Mundo Corporativo, atuando em empresas nacionais e multinacionais, ocupando cargos de liderança e tendo chegado ao topo da carreira como Diretor (C-Level) ainda aos 37 anos.


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Você é um líder de Atitude, que Administra bem sua área ou equipe e que Atinge os seus objetivos?

Você é um líder de Atitude, que Administra bem sua área ou equipe e que Atinge os seus objetivos?


Da série: LIDERANÇA de A a Z

Olá amigo leitor, tudo bem com você? Que bom tê-lo comigo em mais essa temporada.

No intuito de te ajudar a ser um líder melhor e alavancar os resultados de sua equipe, decidi iniciar essa nova jornada por meio de uma sequência incrível de artigos sobre liderança de A a Z, em que você terá acesso a uma série de qualidades e atributos que o bom líder de A a Z deve ter, utilizando as letras do alfabeto.

Que tal? Gostou da ideia?

De maneira dinâmica e original, vamos aprender as características de um líder de A a Z, que tem atitude, é administrador e atinge os seus objetivos. Acompanhe...

  • Atitude

De origem Italiana, o termo ATITUDINE, representa “postura e disposição”, “certo e adequado”. A palavra que surgiu entre o século XVII era usada inicialmente como termo técnico em arte, para explicar a postura de um quadro, figura ou estátua. A partir disso, o termo passou a ser usado para descrever também a postura física sugestiva de um estado mental.

Os verdadeiros líderes têm uma postura de atitude que transforma o cenário por meio de seus comportamentos que são desenvolvidos para impulsionar a mudança da equipe por meio da motivação, do incentivo, dos desafios, das metas e do engajamento. Trata-se de um líder que ressalta a equipe, estimula e acredita em seu potencial.

Os líderes de atitude carregam o hábito e alguns comportamentos que ajudam a gerar uma equipe estratégica. Eles pensam fora da caixa e pensam a longo prazo. Inclusive, uma das atitudes do bom líder é planejar o futuro também.

É muito fácil pensar somente no agora, nos resultados deste semestre e deixar as principais iniciativas de mudança de lado ou para um próximo trimestre, quem sabe. Os líderes de atitude são visionários.

Líderes de atitude fazem perguntas para a equipe e buscam as melhores opções dentre as respostas. O provérbio Camaronês fundamenta essa postura ao dizer: Aquele que faz perguntas não pode evitar as respostas. E os bons líderes sabem disso!

Profissionais com atitude exploram e constroem fortes vantagens na organização, criam alinhamentos dentro da equipe, mantém o foco nos resultados, e por fim, fazem correção de curso quando percebem que é necessário aplicar mudanças.

 

  • Administrador

O líder administrador tem uma postura voltada ao autogoverno, gerenciamento do tempo, direção e organização da equipe, utilizando-se de estratégias de gestão para que atinja seus objetivos de forma efetiva, perspicaz e com muita responsabilidade.

As habilidades do líder administrador tratam-se em saber decidir, solucionar problemas, saber lidar com pessoas, comunicar-se de maneira assertiva, negociar e conduzir mudanças, cooperar e resolver conflitos. Além disso, ele tem visão sistêmica, têm capacidade de compreender a equipe e ainda têm visão geral sobre ela.

 

  • Atinge os seus objetivos

Atingir metas ainda é um grande desafio para muitas organizações. Mesmo adotando diversas medidas, muitos líderes acabam por não cumprir com as metas. O líder de A a Z sabe inspirar as ações necessárias para alcançar uma meta, como também reagir a tempo diante de um desafio.

Para isso, os líderes que atingem suas metas são flexíveis, apresentam os objetivos com clareza dentro da corporação, explicam quais são as principais metas de cada colaborador, e não só explicam como também os ajudam a alcança-las.

Eles criam estratégias necessárias para uma mudança positiva de curso, motivam os funcionários com premiações, criam um ambiente de confiança e empatia entre todos.

Líderes que atingem seus objetivos não subestimam as suas metas, custeiam o tempo e tratam todas as metas com foco e seriedade, independente do tamanho da meta estipulada. Eles as dividem em pequenas etapas e estão abertos ao improviso, caso precisem readequá-las para um plano B. Por fim, eles sabem lidar com cada meta e fazem de tudo para atingi-las.

 

Se você deseja ser um Líder de A a Z, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo.

Ou seja, líderes de atitudes, administradores e que atingem as metas têm dedicação total! Se ao ler este conteúdo, você percebeu que tem falhado em alguma postura, aproveite e aplique uma mudança de curso em sua carreira agora mesmo.

Estamos chegando ao final deste artigo, mas fique atento, porque na próxima semana, nós vamos aprender as características do líder que começam com a letra B, que têm Bondade e Buscam o melhor desenvolvimento para si e para sua equipe. Não deixe de ler!

 

Abraços.

Marcelo Simonato

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