Pesquisas da Universidade de Harvard revelam que em mais de 40% do nosso tempo, nós não estamos prestando atenção em nosso trabalho. A pesquisa afirma que na maior parte da rotina profissional, nós não estamos presentes de “corpo e mente”.
Verdadeiramente, devido ao crescimento da tecnologia, deixamos de prestar atenção plena naquilo que fazemos, com quem estamos e principalmente em nossas atividades diárias.
Por isso precisamos falar sobre ter atenção plena em nossa função, em nossa carreira e profissão.
Numa Era sindrômica e de constante evolução tecnológica em que tudo precisa ser para já, a nossa atenção acaba em constante ataque, não é mesmo? Enquanto o telefone toca, os e-mails chegam e o cliente espera uma resposta de nossa parte, a nossa mente vai longe...
A ansiedade, a dispersão, o déficit de atenção e até os erros no trabalho entram em cena quando estamos presentes de corpo, mas distantes de mente. O problema é que essa situação causa impactos não somente em nós, mas em nossos colegas de trabalho, nossos líderes e liderados, sem contar as pessoas da nossa vida pessoal que também sofrem com a ausência mental que ofertamos a elas.
Todas as vezes que escutamos, mas não ouvimos, olhamos, mas não enxergamos, desvalorizamos totalmente o outro e nossas respectivas funções. Um dos piores sintomas por traz disso é ver a falta de produtividade de um colaborador de mente distante.
Geralmente tais colaboradores não estão focados no “aqui e agora” erram muito no trabalho, esquecem as coisas constantemente, não dão atenção às pessoas que as rodeiam, perdem o fio da meada em assuntos importantes, não gravam informações relevantes, perguntam mil vezes a mesma coisa, ficam estressados, vivem atrasados ou com pressa e ainda colocam em risco a própria produtividade.
A ciência comprova que a estabilidade da atenção é o elemento mais importante para uma carreira bem-sucedida e vida profissional sustentável. Chegou a hora de treinar a atenção plena a fim de desenvolver uma mente presente, produtiva e calma no ambiente corporativo.
Temos o poder de bloquear pensamentos, mudar a sintonia das emoções e até mesmo trabalhar a mente para estar presente no agora e ser um colaborador, profissional ou líder presente de corpo e alma. Por que digo isso?
Para ter uma mente presente no trabalho precisaremos bloquear preocupações que deixamos em casa, pensamentos sobre as contas a pagar entre outras situações que somos impotentes de resolver no momento do trabalho.
O artista Wesley D’Amico disse: Amanhã será hoje e hoje será o ontem. Que tal focar no agora?
Você pode treinar a habilidade de estar ciente e consciente da realidade com técnicas amparadas pela ciência. Para quem não sabe, a meditação ativa ensina como você ficar presente no aqui e agora. Além disso, ela estimula o desenvolvimento da sua atenção e o treina para quando você estiver no trabalho, pensar no trabalho, quando estiver em família, focar na família, e quando estiver entre amigos, verdadeiramente estar com eles.
Thích Nh?t H?nh, monge budista disse: O presente momento é o único no qual nós temos domínio. O Mindfulness conhecido como a prática da Atenção Plena nos ensina a estar presente de “corpo e mente” em todas as atividades do dia a dia, e estar consciente da realidade, sendo altamente produtivo no trabalho.
A prática da atenção plena exige dedicação. Pode ser que por vezes você se pegue com a mente distante da realidade do seu trabalho, mesmo conhecendo a técnica do Mindfulness, neste momento, cabe a você, retornar ao foco do “aqui e agora” e da sua rotina profissional.
Não importa quantas vezes você terá que resgatar sua mente de pensamentos longínquos, ansiosos e apressados, o importante é praticar, respirar e focar no momento presente.
Marcelo Simonato é Executivo, Escritor e Palestrante Profissional especialista em Liderança e Gestão de Pessoas. Possui uma trajetória profissional de mais de 25 anos de experiência no Mundo Corporativo, atuando em empresas nacionais e multinacionais, ocupando cargos de liderança e tendo chegado ao topo da carreira como Diretor (C-Level) ainda aos 37 anos.
Veja o Perfil Completo