O futebol brasileiro infelizmente está muito atrasado em relação ao futebol europeu em muitos aspectos. Podemos destacar vários deles, mas meu artigo de hoje tratará das redes sociais.
Segundo estudo da empresa Result Sports, os 20 clubes brasileiros que participam da Série A 2017 apresentam um total de 117 milhões de fãs nas mais variadas redes sociais.
A metodologia da empresa consolida todas as plataformas. De Facebook e Twitter a Google +, Youtube e Instagram.
Isso é quase a metade do que o Barcelona apresenta de fãs nas redes, o líder global. Sim é isso mesmo, um único time europeu equivale a quase o dobro da presença digital de TODOS os times brasileiros.
O clube catalão tem 211 milhões de fãs digitais.
O segundo colocado, Real Madrid tem 210 milhões de fãs digitais e o terceiro Manchester United 115 milhões.
Fonte: Result Sports
Enquanto nossos clubes focam sua atuação apenas no mercado doméstico, os gigantes europeus já conquistaram o mundo.
Infelizmente não vamos sair dessa posição enquanto aplicarmos teses erradas em acreditar que o foco é apenas o mercado brasileiro.
Ou os departamentos de marketing e comunicação dos clubes mudam urgentemente seus conceitos, ou nunca deixaremos de ser insignificantes globalmente.
Chapecoense é o exemplo vivo do que estou falando
A Chape foi destaque no levantamento da Result Sports, já que ocupou a sétima posição do nosso mercado, à frente de times com muito mais torcida como Cruzeiro, Vasco da Gama, Atlético Mineiro, Sport, Fluminense, Botafogo e Bahia.
Está claro que a projeção internacional de sua marca a fez saltar brutalmente nas redes sociais.
Aqui somente uma tragédia sem precedentes em nossa história, para mostrar o que falo há décadas!