Trabalhar em um ambiente triste faz mal.

Compartilhar:

Um fato interessante é que existem lideranças, gerentes e chefes, que não são
conseguem sorrir em nenhum momento! Acreditam que adotando um comportamento
sisudo e em uma aparência fechada, conseguem demonstrar maior poder e expressiva
autoridade. Iniciar o expediente de trabalho, com a aparência de quem chupou um
limão azedo, poderá gerar uma série de desconfortos psicológicos, enfraquecimento do
sistema imunológico, aumento do nível de estresse e risco de AVC.
Mas algumas mudanças podem ajudar a tornar o clima de trabalho mais harmonioso,
inclusive despertando maior felicidade entre as pessoas. Que tal começar o expediente
de trabalho comemorando uma meta alcançada? Homenagear uma pessoa que está de
aniversário no seu local de trabalho logo pela manhã? Decorar a mesa de trabalho para
quem está voltando de férias?
Conheci um escritório de contabilidade, que mensalmente realiza uma reunião para
avaliação dos resultados. Após os apontamentos necessários, dois funcionários são
responsáveis pela criação de um “show de talentos” e a preparação de um lanche. A
dupla de funcionários, criam paródias musicais, fazem a leitura de textos e apresentam
vídeos motivacionais. Tudo muito prático e objetivo, no entanto, quebra-se o ambiente
pesado dos dados estatísticos e fortalecem o relacionamento interpessoal.
Finalizei a leitura de uma importante pesquisa científica, concebida pelo Psicólogo
Paul Ekman da Universidade da Califórnia e pelo Professor Dr. Wallace Friesen da
Universidade de Kentucky a respeito do riso, da felicidade e do sorriso no ambiente
profissional. Os pesquisadores identificaram que trabalhar em um ambiente triste,
cientificamente é comprovado que faz mal à saúde física, familiar, profissional e
emocional.
Dessa maneira, torna-se relevante destacar que o riso, a felicidade, o bom humor, o
respeito e os sorrisos estão mais relacionados com a criação de vínculos. Uma pequena
mudança de comportamento, com o objetivo de reduzir o nível de estresse, poderá ser
um importante diferencial para melhorar sua qualidade de vida. Esta mudança de
comportamento começa com um gesto simples, que depende unicamente de você:
sorria, demonstre respeito e ajuda a tornar o ambiente de trabalho mais feliz!
Dalmir Sant’Anna

Vídeos

EMPREENDER OU SOBREVIVER - Dalmir Sant'anna - ACIC - 4º FORUM EMPREENDER
EMPREENDER OU SOBREVIVER - Dalmir Sant'anna - ACIC - 4º FORUM EMPREENDER
Dalmir Sant`Anna
Dalmir Sant`Anna

Dalmir Sant`Anna

Dalmir Sant’Anna foi premiado pela Record News com o prêmio “Palestrante Destaque Empreendedor". É Mestre em Administração de Empresas. Pós-graduado em gestão de Pessoas e em Magistério Superior. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda.

Veja o Perfil Completo

Artigos

Mande-nos uma Mensagem