Você já pensou em aplicar práticas do mundo musical ao ambiente empresarial?
Pois é exatamente isso que o palestrante motivacional Alexander Baer defende em suas palestras e eventos.
Baer destaca que a dinâmica de uma orquestra pode ser muito valiosa para empresas de todos os tipos.
Desde a afinação dos instrumentos até o gestual do maestro, existem boas práticas que podem ser adaptadas para o ambiente organizacional.
Uma das principais recomendações de Baer é que as empresas ajustem suas ferramentas de gestão e equipamentos à realidade do negócio.
Isso significa afinar seus profissionais, instrumentos, gestão e comunicação.
Além disso, é importante seguir normas do mercado, regimentos internos e o planejamento estratégico, tal como fazem os músicos com suas partituras (maestro) planejamento estratégico e parte (músicos) plano de ação.
Outro ponto destacado pelo palestrante é a importância do planejamento estratégico e da comunicação clara com toda a equipe.
Para que a empresa possa alcançar seus objetivos, é fundamental que todos estejam cientes do papel que devem desempenhar.
Semelhante a uma orquestra, onde todos os músicos precisam saber que obra tocar, quando, onde, para quem e como.
Sendo que a comunicação do maestro com sua equipe, é uma perfeita comunicação não verbal, alinhada, depois de muito treinamento e ensaio.
Baer também compara a estrutura de uma orquestra com a de uma empresa, enfatizando a importância da sintonia entre os departamentos e colaboradores, que devem trabalhar de forma integrada e estratégica.
Por fim, o palestrante destaca o papel do maestro como exemplo de equilíbrio e liderança, ressaltando que razão e emoção andam juntas e que nenhum líder pode ignorar essa combinação, principalmente o líder maestro.
Então, que tal levar a dinâmica de uma orquestra para o seu ambiente empresarial?
Com as lições do mundo musical e a orientação de um palestrante motivacional como Alexander Baer, sua empresa pode atingir notas mais altas de sucesso e sintonia organizacional.