O “click” perfeito
A busca pelo entendimento das mudanças pode levar ao que a pop futurista Faith Popcorn compara à abertura de um cofre, que precisa de um encaixe perfeito, de uma combinação certa entre girar para trás, girar para frente, diversas vezes, com diferentes números… e “click”!
Tirar proveito das mudanças é saber encaixar perfeitamente o que se passa em sua vida com o mundo lá fora, em várias camadas que se sobrepõem e se relacionam: família, trabalho, comunidade, cidade, país, planeta.
De frente para a janela, tente olhar para o que é visível mas ainda ninguém viu, como fazia o saudoso Peter Drucker, profeta da nova administração.
Os sinais que antes eram fracos começam a se fazer sentir com os furacões, os ventos, as marés, as convocações da Terra.
Nesse horizonte carregado de incertezas, você tem dois caminhos: deixar tudo como está e esperar o tsunami engolir a sua (a nossa) história, ou respirar fundo para tonificar o seu potencial criativo a caminho de uma saída sustentável.
Mude as lentes com as quais você está vendo a realidade e faça dela o ponto de partida. Abrace o futuro e aproprie-se dele com a responsabilidade de um ancestral. Entre em contato com o que vai e o que fica para as futuras gerações. À luz de uma nova consciência e num breve contato com o amanhã, um “click” perfeito pode iluminar o seu infinito presente.
Conseguir chegar ao “click” é entrar em sintonia com o que está acontecendo do lado de fora dos muros, é até pular os muros e não deixar de olhar para o que de bom você está deixando lá dentro. Fazendo-se reinventar, semear o novo em pleno caos, sem perder o sentido de direção.
O cofre do futuro está por ser aberto, à espera do “click” perfeito. Basta você combinar o seu talento com as necessidades do mundo.
Vídeos
E você, já sonhou com a cidade do futuro hoje? | Rosa Alegria | TEDxRio
Rosa Alegria - Entrevista
Rosa Alegria na TED