Tão importante quanto cuidar da saúde física é cuidar da mente. Por isso apoiamos a campanha #janeirobranco, que foi criada para promover a Saúde Mental, trazendo mais profundidade e conhecimento sobre este tema. Por que janeiro? Trata-se de um mês em que as pessoas estão mais propensas a refletir sobre a vida, relações sociais e questões existenciais. A data é apenas para chamar a atenção, pois os cuidados com a mente e a busca por alternativas para a redução ao estresse devem ocorrer o ano todo.
Já a cor branca remete a uma folha em branco, ou a uma tela limpa, na qual enxerga-se o novo, a possibilidade de reorganizar as histórias da própria vida. Buscar o cuidado com a saúde emocional não é, e não deve ser, motivo para vergonha. Nossa vida hoje é cercada por “aparências”, postamos fotos nas redes sociais, em nossos melhores momentos e ângulos, sempre felizes e transparecendo o que, muitas vezes, não é de fato nossa realidade constante.
E como consequência disso, cuidar da saúde mental sinaliza, indevidamente, uma fraqueza. A verdade é que cada um de nós pode sofrer com estresse, ansiedade, tristeza ou até mesmo depressão. A incidência destes distúrbios está aumentando muito nos últimos anos, por isso a busca pelo autoconhecimento torna-se tão relevante atualmente. Conversar e dividir seus problemas, frustrações, anseios e angústias, também são formas eficazes de lidar com as nossas questões.
O mesmo vale para as empresas e corporações, pois da mesma forma que as emoções são capazes de interferir em nossa saúde e no surgimento de doenças, o ambiente de trabalho também pode adoecer. As maiores queixas atribuídas ao trabalho estão relacionadas ao estresse, porém é preciso entender que não é a atividade em si que se esgota, e sim o ambiente profissional formado pelas pessoas, por todos nós. As empresas devem estar atentas a este cenário e investir também nos cuidados emocionais de seus colaboradores.
Superar - Leandro Quintão Superar é acreditar no seu querer e no seu poder. Não fique focado em suas fraquezas ou defeitos, pense nas forças e oportunidades que tem e saiba usá-las…
No Fim do Mundo: a conquista da Antártica. Na vastidão branca do deserto gelado, um intricado jogo que envolve delicados biomas, políticas internacionais e pesquisa científica mostra a importância…
6 motivos para você abandonar a carreira de corretor de imóveis. Artigo publicado pelo Guilherme Machado.
A responsabilidade socioambiental como fator nos investimentos do BNDES. Alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Artigo publicado pelo Paulo Rabello de Castro.
5 Passos para começar a mudança no método MAXX REBRAIN Nesse artigo, Maxx Figueiredo abrange 5 passos de como realizar mudanças.
Os perigos do Efeito Manada no comportamento coletivo. Artigo publicado pelo Adriano Simões.