Quase todo mundo está vendendo alguma coisa. Ou tentando convencer os clientes a comprar seu produto, apresentar sua empresa a investidores, motivar funcionários ou convencer seu adolescente a lavar a louça do domingo, seu sucesso será ditado pela sua capacidade de influenciar, persuadir e "fechar a venda". E contar histórias é sem dúvida a ferramenta mais poderosa.
Uma das boas lições que aprendi foi durante uma viagem que fiz com minha esposa a Dubai. Eu estava na loja de presentes do aeroporto, procurando lembranças de última hora e pensava em comprar dois ímãs de geladeira que não custariam mais do que 5 dólares cada. A loja tinha uma enorme variedade. Eles eram todos muito bobinho e eu estava quase desistindo.
Então notei um ímã que parecia barato. Era um pedaço quadrado de madeira e na frente, havia um símbolo pintado de vermelho, que parecia uma estrela desenhada por uma criança.
"O que é isso?", Perguntei a balconista.
"Ah, este é um símbolo mágico para os guerreiros do deserto!", Disse ela.
Se aproximou, diminuiu a voz e começou a me contar que, o deserto era castigado por tempestades de areia terríveis e com ondas de calor escaldante, o que tornava a vida no deserto muito perigosa e desgastante. Para isso, os guerreiros do deserto, de uma tribo muito peculiar, usavam este símbolo mágico nas suas caravanas para os proteger dos perigos e trazer boa sorte e proteção para suas viagens.
"Quanto custa?", Perguntei.
"10 dólares".
Comprei cinco deles.
Se você pensar bem, o que aconteceu nessa transação foi mágico. Antes que a funcionária me contasse a história sobre os bárbaros do deserto, o ímã não valia nada. Depois que ela me contou a história, que mesclava elementos de história, religião e aventura exótica, o pedacinho de madeira tinha tanto significado que eu precisava compra-lo - pagando com prazer um preço premium que dobrou meu orçamento.
E quando eu presenteava meus amigos, eu também contava essa história para que eles soubessem que eu não estava dando a eles um pedaço de madeira barato, mas uma personificação da magia e bênção dos bárbaros guerreiros do deserto de Dubai.
Mágico não?!
A história é a alma do negócio.
Experiência Do Cliente. O que toda marca tem que fazer para que o Cliente se atraia à marca e não queira mais se desconectar dela. Artigo publicado pelo Edmour Saiani.
Você sabe o que são aquelas manchas brancas que aparecem nas unhas? Você já deve ter reparado naquelas manchinhas brancas que aparecem nas unhas. Mas por que elas surgem? Artigo publicado pela Adriana Vilarinho.
Geração Revolução X Geração Medíocre. Publicado por Marcelo Peruzzo.
A Motivação em busca de Resultados. Artigo publicado pelo Jaques Grinberg.
Assertividade. Artigo publicado pela Carla Galo.
Gestão de relacionamento com o cliente: a receita de sucesso para os resultados da sua empresa A satisfação de um cliente certamente é o objetivo principal e fundamental de todo e qualquer negócio. E ainda que este propósito não seja assim tão novo,…