Volta e meia aparecem novas expressões no mercado, e depois de passar um tempo ‘boiando’, todos começam a se interessar pelo significado e aplicação. Pois não seria diferente com ‘blockchain’, a palavra que mais falada na última HSMAI ROC (Revenue Optimization Conference), que participei em Houston meses atrás.
Então vamos a explicação, e porque isso é tão importante a ponto de impactar profundamente nossa indústria?
Definição
Na tradução literal, blockchain significa ‘cadeia de blocos’.
Imagine um livro ‘mágico’ de informações sobre determinado assunto. A mágica acontece, pois é possível criar infinitas cópias dele, e tudo o que for registrado nele será automaticamente registrado nos demais. Assim, as cópias serão iguais para sempre, atualizadas em segundos. Como esse livro também não pode ser apagado e nem adulterado, ele se torna parte essencial de um sistema que distribui recursos de maneira justa e eficiente para todos. Tudo o que é registrado no livro é válido para todo mundo, pois os registros aparecem em todas as unidades.
Exemplo mais clássico: o principal ingrediente do êxito do Bitcoin (lançado em 2009) é um sistema de registro que ficou um bom tempo sem ser notado. E adivinha o nome desse sistema?
O blockchain é tão importante pelo fato dele não ser um banco de dados convencional. O sistema funciona como um livro de registros, mas inviolável, “inderrubável” e extremamente eficiente.
Em resumo, é um banco de dados distribuído e sem intermediários, totalmente confiável para permitir transações diretas. Esse é o papel do blockchain!
Implicação na hotelaria
Embora alguns comentarem que é cedo para aprofundarmos o assunto (‘É como a internet nos anos 90, ainda é cedo…’), outros já vislumbram excelentes avanços na indústria de viagens e hotelaria:
Cases em Viagens
Aplica essa lógica para o processo de precificação e yield da hotelaria e…voilá!
Atender e superar expectativas, ou desaparecer! O mundo mudou em alta velocidade, o cliente mudou, e os comportamentos não são mais os mesmos. O nível de exigência aumentou. As pessoas estão cada vez…
Como incentivar a “Mente de Colmeia” para sua equipe ser mais engajada? Como eu faço para ter uma equipe mais engajada? Uma equipe preocupada com o crescimento em conjunto para a sustentabilidade de todos?... Artigo publicado…
As maiores empresas e os desafios do varejo brasileiro. Artigo publicado pelo Alberto Serrentino.
O Varejo em 2017: Superação da Crise, Produtividade, Regionalismo e Baixa Digitalização. Artigo publicado pelo Alberto Serrentino.
O povo é algoz de si mesmo. Artigo publicado pelo Lásaro do Carmo Júnior.
A Importância da SUA Imagem Pessoal e Corporativa. Artigo publicado pela Dany Padilla.