Na verdade nós vivemos em mundo que nunca foi tão fácil comprar de outra pessoa, você que é empresário sempre se esforça para poder ter os melhores produtos, serviços, melhor qualidade, a melhor equipe. Mas parece que os clientes não se importam muito com todo esse esforço, eles comparam você com outros concorrentes que às vezes são menos qualificados que você, dá aquela impressão que eles irão te trocar sem ao menos pensar e valorizar o esforço que vocês fizeram até aqui. Muitas vezes os seus clientes dão a impressão que são viciados em te pedir os famosos descontos, chorar mesmo sabendo que o preço é bom.
Vou te falar o que aprendi nesses anos dentro das empresas e analisando o comportamento de líderes e consumidores, eu aprendi que quando você tem dificuldade de aumentar as suas vendas, cobrar um preço justo pelo seu produto ou serviço, ou perder simplesmente clientes pelo preço, isso não é o verdadeiro problema, mais sim o seu posicionamento no mercado que você atua. Quero te levar a uma reflexão, pensa um pouco, quando você concorre pelo menor preço, isso na verdade passa a mensagem para seu cliente que a sua oferta de produto ou serviço não tem tanto valor, caso contrário não estaria dando aquele desconto.
Agora quando você ajusta o seu posicionamento e passa a concorrer por valor e não por preço o seu cliente começa a ver você com outros olhos. Sempre vão existir clientes que querem preço e não importa a qualidade, mais também existem clientes que querem qualidade e não importa o preço. Se nós pararmos um pouquinho para olhar a prateleira de um supermercado iremos ver vários exemplos disso, veremos produtos semelhantes como água, molhos, massas, com preços diferentes, isso é posicionamento. Vá até um supermercado na prateleira de água, por exemplo, você vai ver garrafas de água com preços extremamente diferentes e ai vem à pergunta no seu cérebro, mais água não é tudo igual? Faça esse teste, leia os rótulos, veja a diferença das embalagens, da proposta, dos benefícios, tenho certeza que você irá ver o porquê do valor e qualidade.
Mude o posicionamento do seu negócio, da sua empresa, o mundo dos preços baixos é desleal, pobre, e muitas vezes os clientes que só querem preço não se importam com qualidade, já o mundo onde a qualidade é importante o valor não é o problema, mais é um mercado muito mais rico e próspero. Os clientes pagam maias, pois eles percebem a qualidade, com isso você pode pagar muito melhor a sua equipe e assim gerar mais riqueza na economia como um todo, você nasceu para ser um líder, seu negócio e sua empresa nasceram para ser grande, olhe o seu posicionamento.
Um forte abraço.