A mentalidade ágil pode ser aplicada em muitos eventos. Sabe a reunião que demora 1 hora e que você tem certeza que poderia demorar 15 minutos? E o encontro presencial para discutir o tema do evento, que podia ser um email? O treinamento de 8 horas que podia se feito em 3 horas. Qual a razão de se fazer uma dinâmica de apresentação, se todo mundo já se conhece? E a dinâmica de 02 horas com peças que se encaixam para demonstrar um conceito que poderia ser dito em 15 minutos? E verificado em 5. E corrigido em 2 minutos?
Há organizações criando produtos e serviços em 5 dias e há outras demorando 1 ano para fazer a mesma coisa.
Está tudo muito estranho!!! Estranho porque alguém inventa novidades disfuncionais, que sabemos que não suportará a pressão da complexidade, simplesmente porque não se aplica no mundo real.
Todo mundo vê que estamos perdendo tempo, dinheiro, conhecimento e não fazemos nada para intervir no desperdício. Sim, pois se fizermos isso, vamos parecer chatos, arrogantes, rudes! Mas que está estranho, está!
Encontrar gente que vai direto ao ponto, que é questionador e respeitoso, que é assertivo nas palavras e ações, que cumpre o que promete e que não enrola para falar e entregar está cada vez mais difícil.
O que a mentalidade ágil pode ajudar?
Seja objetivo, direto, resolutivo. Seja um embaixador do alinhamento estratégico. Se prepare antes para uma reunião ou mesmo para um treinamento. Saiba a verdadeira razão da reunião, as causas dos problemas e se prontifique para criar planos de ação que possam ser verificados na semana seguinte. 15 minutos de reunião é o suficiente. Não desperdice inteligência estratégica.
Seja empático e conheça o nível de proficiência dos profissionais que está falando. Não trate adultos como crianças. Não vá fazer uma dinâmica sobre “a importância das vendas para vendedores sêniores. Se eles não estão entregando valor, crie uma conversa baseada em evidências sobre os obstáculos, as oportunidades e as capabilites que precisam desenvolver em 15 dias. Não tome 08 horas do tempo deles para inocular conteúdos e sim para descobrir qual a razões de não conseguir alcançar as metas. Não desperdice tempo e conhecimento.