Abrir o primeiro negócio ou até investir em algo novo, pode causar um grande sentimento de medo, insegurança, além dos pensamentos negativos da possibilidade de falhar. Para se tornar um empreendedor, reconhecer que os possíveis riscos são fundamentais. Para ser bem-sucedido em qualquer empreendimento é necessário enfrentar seus medos para não deixar grandes oportunidades passarem.
A palestrante Aline Castro, em sua palestra sobre Coragem e Medo, citou uma frase relevante para um novo empreendedor: “Os grandes empreendedores e as grandes histórias nascem de muito medo”. Diversas vezes nos encontramos em situações difíceis em nossos negócios, alguns exemplos: contratação de funcionários, organização de uma empresa, contabilidade e satisfação dos clientes. O medo pode até assustar e permitir a possibilidade da desistência, mas o fracasso só irá atingir sua empresa caso você permita.
Mas por que algumas pessoas possuem tanto medo de empreender?
Em alguns momentos o medo pode aparecer por você não acreditar que está preparado, resultando na falta de determinação, acreditando que tudo será uma grande perda de tempo. Outras situações podem ser ocasionadas por falta de verba ou até por pensar que não vale a pena arriscar o capital que tem no momento em algo incerto.
Há um momento certo para investir em um novo empreendimento?
Nunca é o tempo certo para inovar e empreender, as condições também nem sempre são perfeitas para investir, claro que se arriscar existe um limite, o mundo do empreendedorismo é amplo e cheio de pegadinhas. Atenção nunca é o bastante, antes de investir analise bem todas as possibilidades.
Como superar o medo de empreender?
Antes de mais nada, vale lembrar que os grandes empresários já sentiram esse medo, então, que tal dar uma olhada em algumas histórias de superação para te inspirar? Talvez procurar por palestras e artigos que o incentivem de alguma forma seja uma boa e, por fim, coloque sua ideia no papel e permita que seja
avaliada e comprovada.
Fonte: Site da Aline Castro