‘’Eu costumo dizer que todos na companhia acabam sendo prestadores de serviço para vendas.’’ Essa é uma frase da palestrante Cristiana Arcangeli, com ela entendemos melhor a dinâmica das vendas no nosso ambiente de trabalho e dia a dia.
Atualmente podemos perceber a importância das vendas pelo modo com que todo circuito de uma empresa gira em torno do mesmo objetivo: vender mais e mais. Sem as vendas o negócio não se desenvolve, nem evolui como um conjunto. Com os recursos e o capital que elas proporcionam seu faturamento e visibilidade e tornam-se significativos.
De acordo com Cristiana, manter o foco no crescimento é um grande desafio e ‘’se as vendas diminuírem, tudo que foi conquistado estará em risco’’. Para não perder tudo o que construiu, será preciso estar atento a alguns fatores que o ajudarão a lidar com as vendas.
1º fator: cliente
Conheça seu cliente, seus gostos, do que ele precisa. Crie novas propostas que o agrade, saia nas ruas, conheça onde seu consumidor compra e desenvolva a melhor forma de conquistá-lo. Perdê-lo é um risco, pois ele leva novas pessoas para conhecer o seu negócio.
2º fator: concorrência
Ficar de olho na concorrência é um dos fatores principais para o crescimento das vendas. Atente a novos projetos e produtos que seus concorrentes estão proporcionando e crie uma estratégia inteligente para não deixar seu cliente escapar.
3º fator: equipe
Invista em uma equipe que passe segurança e saiba vender. Sem um bom diálogo e o convencimento de que o seu produto é o melhor do mercado, você ficará para trás. Portanto, aposte sempre em bons treinos de equipe, ofereça prêmios para certos valores de vendas, procure por pessoas dinâmicas, comunicativas e comprometidas para conquistar a clientela.
Assim poderá desenvolver um crescimento contínuo para sua empresa e para os seus colaboradores.
Fonte: Cristiana Arcangeli