Os vendedores de sucesso conhecem o processo de vendas e sabem da importância da abordagem e do levantamento de necessidades. E para o levantamento de necessidades é importante saber fazer perguntas inteligentes. Existem dois tipos: perguntas abertas e fechadas.
Perguntas abertas: as respostas são mais detalhadas, o cliente precisa refletir para responder. É possível conhecer o perfil e levantar as necessidades de forma mais abrangente. É difícil tabular e avaliar as respostas, por terem conteúdo diversos, respostas conforme o pensamento de cada cliente.
Perguntas fechadas: as respostas são curtas, muitas vezes simplesmente sim ou não. Desta forma é possível ir direto ao assunto sem prolongar o diálogo e conhecer um pouco mais sobre o cliente, podendo também despertar interesses pela compra. Fácil de tabular e avaliar, as respostas são diretas.
Durante uma negociação não existe opção certa ou errada de perguntas, existe o momento certo para fazer perguntas inteligentes. Durante uma negociação o vendedor pode fazer perguntas abertas, fechadas ou ambas. Depende muito do perfil do cliente, produto e/ou serviço que está sendo comercializado e etc. Cada negociação é única.
Com perguntas abertas é possível conhecer o cliente, suas necessidades e avaliar o melhor produto e/ou serviço para oferecer. Sempre agregando valor ao invés de oferecer descontos. As perguntas abertas ajudam a desenvolver argumentações importantes para o fechamento da venda.
Veja 9 dicas de perguntas abertas para vender mais: