Todos os dias nascem e continuarão nascendo novos concorrentes para o seu negócio. Hoje diante de tanta tecnologia neste mundo totalmente globalizado, o mercado se mostra absurdamente mais competitivo que há alguns anos atrás, então os clientes não são mais fieis como antigamente. É necessário investir para evitar que as vendas caiam devido a atuação da concorrência
Neste capítulo é preciso que você entenda a importância de neutralizar os principais motivos que aumentam a probabilidade de um cliente deixar de comprar na sua empresa, para privilegiar os seus concorrentes.
A primeira pergunta que você precisa fazer, é: “Eu sei quais são os diferenciais da minha empresa?”. Esta pergunta é muito importante para tornar sua organização cada vez mais competitiva, você deve fazê-la mensalmente, trimestralmente, semestralmente e anualmente, para que possa tomar as devidas providências e tornar o seu negócio cada vez mais competitivo.
Não se atentar às ações dos concorrentes, nem a possibilidade de surgimento de novas empresas competidoras tem sido o motivo que leva muitos empresários a quebrarem seus negócios
10 motivos que fazem uma empresa perder clientes para os concorrentes:
1. Tempo de mercado
Geralmente os clientes costumam privilegiar empresas mais antigas e com mais experiência no mercado.
2. Falta de estoque
O cliente quando vai comprar algo e não o encontra, ele precisa visitar outra empresa para fazer a sua compra e satisfazer as suas necessidades, porém ele acaba que conhecendo outra instituição, o que de alguma forma, pode ser prejudicial à sua organização.
3. Falta de agilidade na entrega
Cliente não gosta de esperar, quanto maior é o seu prazo de entrega, menos competitivo você é.
4. Estrutura inadequada
Cliente gosta de se sentir bem e confortável quando visita a sua empresa, preparar um local agradável e moderno é uma obrigação para cativá-los.
5. Localização ruim
Um boa localização faz toda a diferença, e este assunto deve ser tratado antes de uma empresa existir, pois os clientes querem comodidade, e quanto mais perto, mais seguro, mais acessível, mais visível e mais fácil de estacionar, melhor.
6. Falta de qualidade dos produtos ou serviços
Com a grande quantidade de ofertas, os clientes estão cada vez mais exigentes, e ter um boa e excelente qualidade se torna uma obrigação para ser competitivo.
7. Atendimento precário
Muitos clientes são perdidos pela falta de um bom atendimento da empresa. Existe uma reclamação geral de que a maioria não sabe atender. Este é um dos assuntos cruciais para o qual o empreendedor deve atentar-se para evitar perda de clientes, mas é o que menos se preocupa, e o resultado, é a perda constante de clientes, forçando-o a investir cada vez mais para atrair novos consumidores.
É muito mais caro conquistar um novo cliente ou reconquistar um cliente perdido, do que investir em meios de manter os consumidores atuais satisfeitos com
o seu negócio. Invista naqueles que priorizam a sua organização.
Não se preocupe, este é um problema fácil de resolver, mas que exige planejamento, ação e controle gerencial.
Promova treinamentos e palestras motivacionais. Estabeleça políticas que conduzam os seus colaboradores à excelência no atendimento aos clientes. Contrate pessoas que tenham o perfil de atendimento com qualidade. Certifique-se de que os seus clientes estão satisfeitos, através de formulários de pesquisa de satisfação. Lembre-se de que o seu cliente deve ser tratado como rei, pois é dele que vem a fonte de renda da sua empresa.
8. Pós venda
A propaganda boca a boca foi, é e sempre será uma força muito grande na divulgação negativa ou positiva da empresa. Algumas organizações só tratam os clientes bem e com muita atenção no momento efetivo da compra, depois disto, o tratamento começa a declinar. Pensar e agir desta forma, não é nada estratégico para a organização. É preciso considerar o pós venda como a venda da próxima venda, pois se ele for bem atendido nesta situação, tenha certeza, ele voltará.
9. Preço
Como micro e pequeno empreendedor, concorrer por preço com as grandes empresas é certeza de fracasso, pois não se tem poder de barganha o que com certeza tornará seus preços sempre mais caros para manter uma margem significativa de lucro. O segredo neste caso é investir em diferenciais competitivos, pois quanto mais sua empresa os tiver, menos precisará brigar por preços.
10. Falta de visibilidade online
Hoje é inaceitável se montar um negócio sem pensar no mundo digital e online, se você não se preocupar com isso, com certeza o seu concorrente se preocupará. Os clientes estão cada vez mais especialistas nas suas compras, pois pesquisam muito na internet sobre um determinado produto ou serviço antes de adquiri-lo. Fazem comparações o tempo todo, e se você não estiver lá, perderá oportunidades de negócios, por invisibilidade digital.
Fique de olhe nos seus concorrentes, aprenda com eles, encontre as fragilidades dos negócios deles, potencialize as suas qualidades e os seus diferenciais e torne-se um empreendedor de sucesso.