Em 2023, o número de advogados no Brasil vai chegar a 2 milhões de profissionais. Isso significa que haverá 1 advogado para cada 105 pessoas.
E levando-se em conta que 27% da população brasileira tem menos de 18 anos, sobram 76 pessoas para cada advogado. Ou seja, o mercado está completamente saturado em relação ao número de advogados no país.
Nesse cenário, para se manter relevante na profissão, o advogado precisa estar atento a estes 5 pontos fundamentais:
1. Todo advogado é um empreendedor: a partir desse entendimento, ele precisa agir como tal. Por isso, habilidades como marketing digital, gestão e inovação precisam fazer parte do dia a dia desse profissional.
2. Tecnologia é aliada e não inimiga: muito se fala sobre “o fim dos advogados” por conta da inteligência artificial e dos softwares jurídicos. Mas a verdade é que a tecnologia potencializa os advogados que inovam. Ao realizar tarefas mais simples, os softwares liberam os advogados para casos mais complexos, tornando-os mais produtivos.
3. Gestão orientada a resultados o advogado lida com pessoas, finanças, inovação, tecnologia... mas será que executa uma gestão inovadora, capaz de garantir mais clientes e melhores resultados? Centenas de advogados, do Brasil todo, estão buscando este curso para se tornarem ainda mais relevantes. E os resultados têm sido ótimos.
4. Marketing Digital: 58% das decisões de contratação de um serviço começam com pesquisas no Google. Portanto, estar presente na internet e redes sociais, criando conteúdo de qualidade, é fundamental para aumentar o fluxo de clientes. Técnicas de aquisição de novos clientes, geração de autoridade e influência... tudo isso será necessário para se manter relevante.
5. Novas oportunidades de mercado: com o surgimento de novas empresas e novas profissões, surgem novas oportunidades para os advogados. Aqueles que se especializarem em novos segmentos da economia poderão ter enorme sucesso. Por exemplo, aqueles que se especializaram em startups, há 5 anos, se deram muito bem.
A StartSe tornou-se referência em inovação para o universo jurídico. Além de promover o maior evento da América Latina sobre o tema, que reúne milhares de advogados todos os anos, criou também o curso Gestão Inovadora para Advogados, que é um enorme sucesso.
O objetivo é preparar os profissionais para enfrentar os desafios da profissão, utilizando novas técnicas de gestão, aliadas a tecnologia e inovação.
A capacidade de adaptação dos profissionais às mudanças que acontecem no mercado, provocadas pelas novas tecnologias e novos modelos de negócio, será fundamental para que permaneçam relevantes e conquistem ainda mais espaço.