Vamos pensar no ambiente de trabalho e, como hoje em dia ter um emprego é essencial na vida, não somente pela renda financeira (a sua função é bem maior que isso), mas também para alcançar a experiência humana, como crescimento e conhecimento de si mesmo, além do reconhecimento social para que consiga alcançar todos os objetivos e sonhos.
A motivação é a palavra-chave dentro de um contexto da psicologia organizacional. Manter sua equipe motivada e focada proporcionará diversos resultados positivos para ambos os lados.
É preciso entender que dentro de uma empresa existem fatores capazes de motivar e de desmotivar os colaboradores. Neste caso, a psicologia é necessária para captar estes fatores e também para apoiar a melhor forma de gestão perante as circunstâncias.
A psicologia organizacional surgiu com o intuito de colocar um fim em desentendimentos e conflitos no ambiente de trabalho e também, o de auxiliar no aumento da eficiência da empresa. Foi concluído que a motivação é a melhor maneira para tornar essa ideia uma realidade.
Para que essa ideia saia do papel e se concretize é necessário que toda a organização entre em consenso e trabalhe em conjunto. A seguir, veremos algumas dicas que poderão auxiliar nesse caminho.
Com a motivação e a psicologia organizacional você incentiva o autoconhecimento profissional dos seus colaboradores e permite que encontrem seus objetivos profissionais.
“O autoconhecimento é absolutamente fundamental para buscar um razoável equilíbrio entre sucesso e felicidade.”
Fonte: Betânia Tanure