ESG é a sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). De modo geral, o ESG mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de construir um mundo mais justo e responsável e de manter os melhores processos de administração.
O termo ESG surgiu pela primeira vez em um relatório de 2004, da Organização das Nações Unidas (ONU), chamado Who Cares Wins (Ganha quem se importa). A sigla ESG une três preocupações que as empresas devem ter:
E - Environmental ou Ambiental
Refere-se a práticas e princípios adotados na empresa para a conservação do meio ambiente.
Entre as práticas ambientais, podemos citar:
S - Social
Diz respeito à relação que a empresa tem com as pessoas do seu entorno.
Podemos destacar algumas práticas sociais:
G - Governance ou Governança
É a forma como a empresa realiza a gestão dos seus processos, com foco na transparência.
Abaixo, algumas práticas de governança:
Além de ser um diferencial competitivo e de atrair investidores para o seu negócio, as boas práticas ESG trazem as seguintes vantagens:
Mais do que uma tendência, as práticas de ESG são fatores de competitividade no ambiente de negócios em geral. A sociedade e o mercado veem com bons olhos empresas que praticam ações de ESG e se preocupam com as questões ambientais, sociais e de governança.
Artigo por: Sebrae
Entenda o que são as práticas de ESG - Sebrae ESG abrange um conjunto de práticas voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial.
O que é a crise climática e suas consequências? - Ecycle “Crise climática” é uma expressão que tem sido utilizada para evidenciar a situação ambiental do planeta relativa às mudanças climáticas. Estas mudanças…