Os principais benefícios do home office
Para entender exatamente como os benefícios do home office podem agregar valor ao seu negócio e contribuir com o bem-estar de seus colaboradores, explicamos abaixo um pouco mais sobre essas vantagens. Confira:
Otimização do tempo
A otimização do tempo entra como o primeiro grande benefício do home office. Afinal, o tempo economizado pelo profissional trabalhando de casa é uma vantagem para ambos.
Para o profissional, essa otimização de tempo vem graças a não necessidade de deslocamento para o escritório. Dessa forma, há maior possibilidade de adequação de seus horários, seja para tarefas do dia a dia, ou com uma pausa para um café.
Além disso, o colaborador pode usar o tempo que seria usado para o deslocamento entre casa e trabalho para realizar uma nova tarefa. Por exemplo, fazer uma leitura, realizar exercícios físicos, passar mais tempo de qualidade com a família, entre outros.
Enquanto para a empresa, essa otimização do tempo significa uma maior produtividade do próprio colaborador. Afinal, o dia começar menos apressado ajuda a definir um tom melhor para o resto da jornada.
Maior flexibilidade
Enquanto os profissionais podem desfrutar de uma maior flexibilidade em sua rotina profissional, desde a comodidade de criar um ambiente de trabalho que lhe agrada até a organização de seu próprio cronograma, para a empresa essa flexibilidade vem também em relação à rotina do escritório e, especialmente, controle gerencial.
Tarefas como reuniões, processos de feedback e até mesmo a comunicação entre membros da equipe fica muito mais simplificada e direta através de emails, canais de mensagens e videoconferências.
E ter uma comunicação eficiente na empresa é extremamente vantajoso para todos.
Aumento da produtividade
Este é, praticamente, o benefício do home office mais reconhecido entre profissionais e empresas que aderem ao trabalho remoto: o aumento da produtividade.
Um estudo da Universidade de Stanford comprovou que os funcionários que trabalham em casa são 13% mais produtivos em comparação com os colegas que frequentam o escritório.
Outra recente pesquisa realizada com 2.250 pessoas a nível global, conduzida pela OnePoll, mostrou que 77,2% dos brasileiros entrevistados estão acostumados a trabalhar de casa, e 83,5% deles adotaria o home office de forma permanente.
Para os especialistas, em geral o trabalho remoto leva o profissional a ter menos interrupções, menos regras a seguir, menos reuniões desnecessárias e mais eficiência, além da já mencionada falta de deslocamento. Também vale ressaltar que os profissionais que trabalham em casa costumam faltar menos por motivos de saúde.
Sem tantas restrições, funcionários e empresas podem se concentrar no que realmente importa: o desempenho das suas atividades.
Redução de custos
Para as empresas, esse é um dos benefícios do home office que mais valem a pena: a redução de custos. Com os colaboradores trabalhando de casa, o escritório não precisa ter tantos gastos.
É possível reduzir o custo de aluguel ao optar por ambiente menor, por exemplo. Além disso, há uma óbvia diminuição com gastos mensais de energia, papelaria, alimentação e outros insumos.
Nesse momento de “cortes”, ainda fica evidente quais eram as despesas inúteis que a empresa mantinha.
Contratação dos melhores profissionais
Adotando o trabalho remoto, a empresa não precisa se limitar à contratação apenas de profissionais que estejam em sua área de atuação. Com isso, o negócio pode contar com os melhores profissionais do mercado, mesmo que eles estejam espalhados pelo mundo.
Contar com uma mão-de-obra qualificada e com profissionais capacitados também é um fator de extrema importância para que a empresa atinja bons resultados.
Além disso, não restringir localidades pode contribuir para o aumento da diversidade nas equipes.
Impacto positivo na sustentabilidade
O home office apoia uma variedade de iniciativas em prol da sustentabilidade. Nesse sentido, há impactos no crescimento econômico, redução das desigualdades, criação de cidades sustentáveis, contenção das mudanças climáticas e o consumo responsável.
Uma das maneiras mais rápidas e baratas para empregadores e funcionários reduzirem sua pegada de carbono e, assim.
Sendo assim, eliminar a necessidade de deslocamento das pessoas, por exemplo, contribui para a redução das mudanças climáticas no planeta.
Redução de turnover de funcionários
Trabalhadores remotos e flexíveis tendem a ser mais leais às suas empresas. Em parte, isso acontece porque o trabalho em casa reduz o estresse, proporciona maior equilíbrio entre a vida pessoal, melhora o relacionamento pessoal, entre outras coisas.
Ao perceberem essas mudanças positivas, os colaboradores tendem a valorizar ainda mais o atual emprego, o que aumenta a retenção de funcionários da empresa.
Pesquisas apontam que 72% dos empregadores afirmam que o home office tem um alto impacto na retenção de funcionários.
Bem-estar e qualidade de vida
Com todos os benefícios do home office citados acima, é inevitável que o trabalho remoto acabe afetando positivamente a vida dos profissionais, especialmente aumentando o bem-estar e a qualidade de vida.
Muitos estudos apontam a redução do estresse em profissionais home office, principalmente por deixarem de lidar com questões como tráfego, congestionamento, poluição, entre outros fatores.
Além da saúde e bem-estar pessoais, os relacionamentos entre colegas de trabalho e equipe em geral também se tornam mais positivos sem as distrações e políticas que acompanham o trabalho no escritório.
A importância de oferecer a estrutura necessária aos colaboradores
Para garantir que os benefícios do home office possam realmente ser aproveitados, é importante que a empresa forneça a estrutura necessária aos seus colaboradores. Afinal, a estrutura é justamente um dos diferenciais do escritório, e por isso deve ser garantida aos profissionais mesmo que em trabalho remoto.
Uma estação de trabalho adequada transforma a casa em um espaço de trabalho agradável, o que ajuda a garantir a produtividade dos profissionais. Para garantir essa funcionalidade, a empresa deve se atentar a, pelo menos, alguns itens necessários ao conforto do colaborador. Entre esses itens, destacamos:
É válido pensar numa espécie de kit home office que pode ser oferecido aos colaboradores da empresa, que ajude a minimizar o impacto da adaptação ao trabalho remoto.
Empresas que são bons exemplos de como implementar o home office
Algumas empresas são bons exemplos de como implementar o home office. é o caso do Google, que adotou o trabalho remoto para todos os seus funcionários neste ano, devido à pandemia de Covid-19.
A empresa concedeu aos funcionários um subsídio de US$ 1.000 para a compra de móveis e equipamentos que ajudem a transformar suas casas em lugares mais adequados para trabalhar.
No Brasil, a Nubank enviou cadeiras ergonômicas para todos os seus funcionários que também estão em regime home office. Outras empresas também fizeram ações parecidas, como Amazon, Facebook, Globo e Mobly.
Vale ressaltar que outros benefícios sempre podem ser incorporados ao modelo de trabalho home office, como o salário sob demanda, que tem ajudado os profissionais principalmente neste momento difícil de pandemia.
O aplicativo Xerpay permite o pagamento do salário de acordo com os dias já trabalhados, além da possibilidade de garantir outras vantagens, como o adiantamento do 13º salário aos colaboradores, por exemplo.
Esses benefícios, que vão além do trabalho remoto, também ajudam no aumento da produtividade, na fidelização dos colaboradores, e especialmente na diminuição do estresse financeiro.
Artigo por: TiqueTaque