Qual é o objetivo do atendimento ao cliente?
O atendimento ao cliente é um processo que tem como principal objetivo receber e solucionar as demandas e solicitações apresentadas pelos clientes atuais e futuros da empresa.
Além disso, o atendimento também é uma forma de desenvolver um relacionamento duradouro com o público-alvo da organização, buscando mantê-los satisfeitos.
Qual é a importância do atendimento ao cliente?
O atendimento é importante porque ele interfere diretamente na percepção que o público-alvo tem sobre a empresa. Ele é, por muitos, considerado o rosto da empresa.
É a equipe de atendimento que tem um contato mais próximo com os clientes. Tendo isso em vista, é de extrema importância dedicar-se em atender os clientes da melhor maneira possível.
O atendimento é importante não somente nas etapas de prospecção, qualificação, negociação e fechamento do processo de vendas. Após a finalização de uma compra, o atendimento desempenha um papel essencial para fidelizar os clientes e garantir que eles voltem a fechar negócio.
Sua importância também reside no fato de que clientes bem atendidos tendem a fazer uma propaganda positiva da empresa, se tornando verdadeiros promotores da marca. E, em geral, leads que chegam via indicação possuem uma melhor taxa de conversão.
Por outro lado, se o atendimento não for de qualidade, o cliente vai expressar sua insatisfação para outras pessoas. E com as redes sociais, essa propaganda negativa pode tomar proporções ainda maiores.
Quais são as etapas do processo de atendimento ao cliente?
O processo de atendimento ao cliente é composto por algumas etapas básicas. Para cada uma delas existem práticas a serem adotadas para garantir um atendimento de qualidade.
As principais etapas do fluxo de atendimento são:
Como deve ser um atendimento ao cliente?
É crescente o nível de exigência dos clientes no que se refere à qualidade do atendimento, principalmente com o maior acesso à internet e, por conseguinte, a diferentes canais de contato e fóruns de reclamações.
Veja a seguir algumas dicas de como deve ser um atendimento ao cliente:
Como melhorar o atendimento ao cliente?
Para melhorar o atendimento que você oferece aos seu clientes, procure sempre:
O que não fazer no atendimento ao cliente
E o que será que não se deve fazer durante o atendimento ao cliente. Os principais “don’ts” são:
Artigo por: Agendor
Tá na cara! Só você que não vê. Maquiagem é a mais primitiva e importante ferramenta de vendas... Artigo publicado pelo Pedro Camargo.
Desempregado: o melhor funcionário do mundo. Por Erik Penna.
Administração Gerência e Planejamento. Sem paixão, o trabalho vira apenas rotina e não algo realizador.
As múltiplas inteligências. Artigo publicado pela Carla Galo.
Você sabe o que são aquelas manchas brancas que aparecem nas unhas? Você já deve ter reparado naquelas manchinhas brancas que aparecem nas unhas. Mas por que elas surgem? Artigo publicado pela Adriana Vilarinho.
Trabalho Temporário. Artigo publicado por Bob Floriano.