O que é Outubro Rosa?
O Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização da sociedade a respeito da importância da prevenção ao câncer de mama e de manter um acompanhamento médico regular a fim de garantir um diagnóstico precoce em caso de identificação da doença. Essa campanha não surgiu no Brasil, e sim nos Estados Unidos.
A campanha do Outubro Rosa é fundamental para que as mulheres se orientem sobre manterem o acompanhamento médico a fim de se prevenirem do câncer de mama. Essa campanha é marcada por ações governamentais, de instituições médicas e da sociedade civil."
Significado do Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha internacional que procura conscientizar a sociedade a respeito dos riscos do câncer de mama, orientando as pessoas a cuidarem de sua saúde e fazerem acompanhamento médico como forma de prevenção. Procura também mobilizar a sociedade em torno dessa causa, fomentando ações que forneçam informação sobre a doença bem como acesso ao atendimento médico.
Origem do Outubro Rosa
O Outubro Rosa se estabeleceu no Brasil no começo do século XXI, com as primeiras ações no sentido de incentivar a campanha e divulgar informações a respeito do câncer de mama. A primeira iniciativa do tipo se deu em 2002, quando um monumento da cidade de São Paulo foi iluminado com a cor rosa para fortalecer a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama.
A campanha do Outubro Rosa se tornou uma iniciativa regular na sociedade brasileira somente a partir de 2008, quando alguns estados passaram a “celebrar” a campanha e a promover ações de conscientização médica. Debates, campanhas informativas e outras ações também começaram a se fortalecer.
O Outubro Rosa foi oficializado aqui a partir da Lei nº 13.733, de 16 de novembro de 2018. Essa lei federal estabeleceu algumas ações obrigatórias para o mês de outubro, entre elas palestras e iluminação de prédios públicos, monumentos e construções com a cor rosa.
Essa campanha, no entanto, não nasceu no Brasil. As iniciativas relacionadas do Outubro Rosa surgiram nos Estados Unidos, uma vez que uma forte preocupação se estabeleceu nos meios médicos desse país a partir da década de 1980. Essas preocupações levaram a uma série de ações que transformaram o laço rosa em um símbolo da campanha pela prevenção contra o câncer de mama. A instituição responsável por transformar o laço rosa no símbolo da campanha foi a Fundação Susan G. Komen for the Cure.
O crescimento da campanha contra o câncer de mama no mês de outubro cruzou as fronteiras estadunidenses, chegando ao Brasil e a diversos outros países, como Canadá, Austrália, Alemanha, entre outros.
Objetivos do Outubro Rosa
O Outubro Rosa procura diferentes meios para fazer com que informações fundamentais cheguem à população. Seus principais objetivos são:
- Conscientizar a respeito do câncer de mama;
- Conscientizar a respeito da importância da prevenção;
- Divulgar os meios corretos para a prevenção da doença;
- Incentivar o diagnóstico precoce e conscientizar sobre a importância de tê-lo para um tratamento de sucesso;
- Combater desinformações;
- Divulgar grupos e instituições que fornecem auxílio para pacientes que enfrentam a doença.
Câncer de mama
O câncer de mama é um tipo de câncer que afeta as mamas, sendo o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, mas sendo raro em homens. Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem.
O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade. O autoexame das mamas era bastante recomendado como forma de detecção da doença, entretanto, em virtude da dificuldade de algumas mulheres de entenderem a anatomia do órgão, falsos resultados eram obtidos. Nódulos pequenos podem não ser sentidos, o que pode causar a falsa impressão de que a mulher está saudável e retardar a consulta ao médico. Todavia, é importante ressaltar que o autoexame, junto a exames periódicos, pode salvar vidas.
O câncer de mama tem significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente. O tratamento normalmente consiste em uma cirurgia para a retirada do tumor e a complementação com técnicas de radioterapia e quimioterapia.
Apesar de, muitas vezes, o câncer de mama não ter causa específica, algumas medidas podem ser tomadas como prevenção. A principal forma de prevenir-se é ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal. É importante também evitar embutidos e o consumo excessivo de carne vermelha. Atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica, também ajudam a evitar a doença. Saiba mais detalhes sobre o câncer de mama clicando aqui.
Qual a importância do Outubro Rosa?
O Outubro Rosa é fundamental para garantir que pessoas acometidas pelo câncer de mama obtenham sucesso em seu tratamento. Entre as importâncias do Outubro Rosa, estão:
- Promove o autocuidado;
- Incentiva o acompanhamento médico;
- Informa sobre a doença, seus riscos e as melhores formas de prevenção;
- Contribui para salvar vidas
- Conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce;
- Fornece auxílio para pessoas que estão sofrendo com a doença;
- Fortalece iniciativas públicas e privadas que auxiliam pacientes;
- Incentiva a solidariedade.
Frases sobre o Outubro Rosa
“O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas amar o que você tem. Prevenção, esse é o caminho.” (Viviane Salgado dos Santos)
“Cuidar de si é valorizar a vida.” (Nana Bernardes)
“Cuide-se! Quem não tem tempo para zelar pela saúde vai precisar dele para cuidar da doença.” (Carlos Aguiar)
“A maneira mais sábia de vencer uma guerra é evitar que ela aconteça. Cuide-se. Previna-se.” (Elaine Fatureto)
“Outubro Rosa: mês de conscientização e combate ao câncer de mama. Se toque! Se cuide! Se ame!” (Edna Frigato)"
Artigo por: Escola Brasil