Ser preferência do consumidor é o maior prêmio que você pode receber. Porém, agregar características que o cliente valoriza para obter esse reconhecimento é o maior desafio. Vejamos três características que o cliente valoriza muito como diferencial: qualidade do produto ou serviço, preço e atendimento.
Quando o assunto é o produto existem diversos fatores que não estão apenas no nosso controle e alguns são muito custosos como: compra de novas máquinas, escolha de novos fornecedores, troca de matéria prima entre outros. O preço é outro fator complexo, quando muito baixo diminui a margem de lucro, tornando-se insustentável e quando muito alto gera repulsa do cliente. Já o atendimento é a variável que depende de ações mais simples, não tão custosas e dispendiosas para ser percebido como diferencial. Entretanto, mais importante do que promover um atendimento diferenciado é fazer com que o consumidor perceba valor por meio dessa prática. E somente com algo único é possível de transformar percepções. Ou seja, não deve haver no mercado outra forma de surpreender o seu cliente igual a sua.
Vajamos como construir valor por meio do atendimento.
Antes de tudo, é essencial ouvir o que o cliente deseja, entender o que é valor e perceber qual oportunidade você tem diante dos recursos disponíveis por você. Um primeiro passo e mais simples é encontrar as situações que são vistas como problema pelo consumidor em seu negócio ou no concorrente. Exemplos, se o seu concorrente tem filas de espera para o atendimento, o cliente não gosta da maneira como é atendido ou se chateia com a ausência de um serviço... aí estão oportunidades de oferecer valor no atendimento. O oposto também funciona, por isso, entender o que o cliente valoriza é um diferencial. Chamá-lo pelo nome, ter uma linha exclusiva de telefone para falar com você, ligar no aniversário para parabeniza-lo, oferecer garantias, se der problema trocar imediatamente. Mas esses são fatores que o cliente valoriza? Se sim vamos aperfeiçoar, se não, está no momento de retirar, já passou o prazo de validade desse valor.
Ciente do que é valor para o cliente por meio da pesquisa que realizou, vejamos como tornar esse processo um propósito.
A vida do seu cliente está melhor depois do atendimento prestado por você? Para chegar a este nível é preciso ter o propósito de satisfação do cliente como um mantra. Ter a grande vontade de realizar algo muito bom para o cliente durante o atendimento, de mudar a vida da pessoa que está servindo. Servir alguém é visto como pejorativo para algumas pessoas. Existem pessoas que se sentem diminuídas por estarem na posição de servidor. Quando sirvo ao cliente, estou 100% para ele. Estou de corpo e alma. É o desígnio que me move diariamente. É o meu propósito de vida, é o que eu quero alcançar e busco sempre atingir conduzindo esse processo de forma suave e em sintonia com a necessidade do meu cliente.
Algumas pessoas e empresas tem o propósito de existir para ganhar dinheiro, não estranhe se falharem no propósito, é o que move muitas pessoas e como a concorrência é muito grande, algumas acabam fracassando. Logo, ter bons propósitos na vida pessoal e profissional serão percebidos pelos seus clientes, amigos, sociedade, familiares, decisores, influenciadores e colabores como algo que você prioriza e fará dessa característica sua marca registrada.
Por Gustavo Malavota.