O que é Store in Store?
Store in store (loja dentro de outra loja, em tradução livre) é um modelo de negócios no qual um estabelecimento comercial é aberto dentro de outro, de um ramo de atividades diferente. A ideia é otimizar espaço e oferecer diferentes opções para um mesmo cliente.
A ideia foi importada de países europeus, mas que tem ganhado força no Brasil nos últimos anos — principalmente em shoppings e cafeterias.
É importante pontuar que o store in store é diferente do coworking. O primeiro envolve um estabelecimento comercial abrindo espaço para outro dentro das suas dependências.
Já o coworking é um modelo no qual vários prestadores de serviço dividem um ambiente de forma igualitária, para pagar um valor menor em aluguel e contas de energia elétrica e água, por exemplo.
Apesar da recente popularidade, este modelo não é exatamente novo. Basta pensar em lanchonetes e pequenos estabelecimentos que há muito se encontram em aeroportos e hospitais, por exemplo.
Vantagens do Store in Store:
Existem diversas vantages do store in store para as empresas que o aderem.
A primeira é a diversificação de produtos ofertados, sem que haja a necessidade de um investimento financeiro para que isto ocorra. Isso porque o estabelecimento que optou por agregar outro em sua loja não precisará comprar novas mercadorias.
Para quem ocupa aquele espaço também é vantajoso, já que não será necessário abrir uma filial para ampliar seu negócio. Em vez disso, será utilizada uma estrutura já existente.
O que sai bem mais barato, afinal, será pago apenas um valor acordado com o dono do estabelecimento para que haja essa inclusão no seu espaço. Isso sem falar nos custos fixos como pessoal e contas de consumo, que não existirão neste caso.
No mercado existem, inclusive, diversas franquias que utilizam este método. Porém, cada uma com diretrizes específicas do que é necessário para funcionar em parceria com outro estabelecimento.
E esta prática já integra alguns modelos de cafeteria adotados no Brasil.
Cuidados com empresas que implementam esse modelo:
Assim como qualquer transação comercial, é preciso ter cuidado antes de entrar neste modelo de negócio.
Empresas que operam neste modelo, precisam adotar alguns cuidados. É essencial que haja um contrato bem redigido, com todas as regras e valores envolvidos sendo especificados, assim como a possibilidade de reajustes.
Se envolver a cobrança de algum percentual sobre a mercadoria vendida no estabelecimento receptor, será necessário recalcular os preços para não ter prejuízo, por exemplo.
O controle de mercadorias deverá ser periodicamente feito por um representante da empresa à qual elas pertencem, para que haja transparência e confiabilidade nos dados.
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