Como eu faço para ter uma equipe mais engajada? Uma equipe preocupada com o crescimento em conjunto para a sustentabilidade de todos?
Sem dúvida, esse é o maior desafio dos líderes que me procuram, quando dão início a um novo trabalho. O foco principal é ter uma equipe proativa e, consequentemente, aumentar a produtividade da empresa.
A ciência da Inteligência Coletiva é o ramo de pesquisa que estuda como seres vivos podem: interagir em grupo, compartilhar experiências e sincronizar comportamentos, a ponto de produzir um resultado coletivo inferior ou superior ao resultado individual.
Comportamentos dos grupos de pessoas
Ou seja, existem duas possibilidades de pessoas se comportarem em grupo quando estão sincronizadas num trabalho:
1 – “Efeito Manada”:
Todos começam a praticar a mesma ação, no mesmo sentido com o pensamento apenas em si mesmo, na autodefesa e na própria sobrevivência. Isso pode causar uma grave diminuição no rendimento da equipe.
Exemplo: Se alguns têm benefícios, todos querem ter, independente de merecimento. Se um grupo é desorganizado, existe uma tendência de quem entrar naquele grupo começar a se comportar igual. Se todos na equipe são considerados individualistas, quando um novo colaborador entrar no time, começa a se comportar igual, retendo conhecimento e se preocupando apenas com a produtividade dele.
Já falei sobre como evitar os problemas causados pelo “Efeito Manada” na sua equipe no artigo anterior. Neste texto, vou compartilhar o outro lado da moeda. A outra forma de sincronização de grupos, que você, como líder, deve focar para conquistar grandes objetivos com sua equipe é a “Mente de Colmeia”.
2 – Mente de Colmeia:
Este tipo de sincronização ocorre quando todos começam a praticar a mesma ação, no mesmo sentido com o pensamento no coletivo, e não apenas no individual como no “Efeito Manada”. É a forma de maior produtividade num trabalho em grupo.
Exemplos da “Mente de Colmeia”:
Divertido – o movimento de ola num estádio de futebol;
Estratégico – compras coletivas na internet ou táxi compartilhado;
Na empresa – o ato de compartilhar informações que podem beneficiar a todos como ideias criativas, gentilezas que geram reciprocidade e diversas formas de comportamento que, quando bem consolidadas na equipe, criam um ambiente propício para o encaixe de um novo membro nas mesmas condições.
Mas como conquistar este padrão no comportamento coletivo?
Para ficar mais fácil, criei um método para que você, gestor, consiga alcançar e manter a alta performance da sua equipe.
O método é baseado em dois princípios: benefício e comportamento, que também são os mesmos usados pelos animais na natureza para alcançar os seus objetivos. Se eles podem, nós também podemos!
“O que eu vou ganhar com isso?” – é o que todo mundo se pergunta diante de uma nova tarefa.
Por que a pessoa deve se envolver com uma nova ação? Qual o benefício que ela vai ter? E a partir dessa avaliação e se for identificado um potencial de ganho pelo cérebro, vem o segundo questionamento: qual o comportamento que devo ter para conquistar este benefício?
Muito se fala em neurociência e inteligência emocional, quando o assunto é o esforço organizado da equipe. Mas isso por si só não explica por exemplo, como formigas, que possuem cérebros muito pequenos, se agarram umas nas outras construindo pontes para superar obstáculos, ou porque pássaros voam formando a letra “V” no céu, ou ainda qual a razão de lobos se deslocarem em grandes caminhadas no formato de uma linha indiana. O benefício dos animais está na sobrevivência e alguns comportamentos empáticos e flexíveis produzem o efeito “Mente de Colmeia”. É o que devemos observar.
Como funciona a “Mente de Colmeia” na sua equipe.
Mas o que fazer para trazer essa potente sincronização em formato de “Mente de Colmeia” (MC) para a sua equipe? Já vivenciei diversas formas de promover este engajamento e vou compartilhar aqui duas possibilidades de maior resultado:
1 – Confiança:
Esta é a necessidade básica para sincronizar em MC. Os integrantes do time precisam acreditar com firmeza no benefício de trabalhar de uma determinada forma com o líder e outros membros, para abraçar a causa em conjunto. Só assim eles irão ter coragem para expor seus pontos fracos e se ajudar para superar obstáculos.
E quais os comportamentos que você, como líder, precisa ter para alcançar este nível? Cumprir com suas obrigações pré-estabelecidas, ter coerência entre posicionamento, atitudes, gestos e entonação de voz, estimular o conflito construtivo, mostrar os resultados obtidos ao longo do processo, auxiliar cada um respeitando padrões de comportamento, ou seja, entregando o combinado aos seus subordinados.
2 – Clareza:
O grau de expectativa (benefício) com o trabalho tem que ser do tamanho da realidade de cada um. Para isso, cabe ao gestor a explanação de forma coerente e concisa sobre a atividade que deve ser realizada, assim como o comportamento esperado para atingir a meta. Quando a avaliação do benefício faz a pessoa entender que o trabalho dela sai mais rápido se ajudar o outro, as pessoas se unem em MC, pois identificam um ponto em comum.
E qual será a função do líder? Promover a geração de valor criando mecanismos de comunicação eficazes como pontos de reforço positivo no dia a dia e orientação individual. Deixar claro qual será a direção a ser percorrida, indicar parâmetros de avaliação e evolução nas atividades, exaltar a flexibilidade entre os participantes e buscar a motivação de cada colaborador, para chegar ao objetivo final.
Caminho sustentável
Costumo dizer que até para o atalho tem um caminho. E esse caminho é alcançar de forma sustentável a sincronização entre todos da sua equipe via “Mente de Colmeia”.
Você, analisando as informações de suas avaliações, vai poder medir em que nível de produtividade está a sua equipe neste momento e fazer os ajustes necessários.
Entenda por que os trabalhos em grupos superam os de talentos individuais. Artigo publicado pelo Richard Rytenband.
A Importância da SUA Imagem Pessoal e Corporativa. Artigo publicado pela Dany Padilla.
Por que dados certos geram conclusões erradas? Artigo publicado por Carlos Alberto Júlio.
Crie um círculo virtuoso na sua vida! O círculo virtuoso se contrapõe ao círculo vicioso conhecido como uma sucessão ininterrupta e infinita de acontecimentos e consequências que sempre resulta…
A evolução social e seus reflexos no varejo. O varejo se transforma e evolui margeando o dia a dia de seus consumidores e sua sociedade... Artigo publicado pelo Artur Ximenes
Caiu na rede é peixe Quase todos os dias eu recebo uma notificação do Facebook de que eu tenho “lembranças para recordar hoje”. A maioria delas eu nem me lembro do que se…