Boston/EUA
HomeMarcelo Gleiser um físico teórico brasileiro, atualmente, é professor de Física e Astronomia no Dartmouth College, nos Estados Unidos, onde leciona desde 1991.
Marcelo Gleiser um físico teórico brasileiro, atualmente, professor de Física e Astronomia no Dartmouth College, nos Estados Unidos, onde leciona desde 1991.
Formação Acadêmica:
Gleiser é reconhecido por suas pesquisas em cosmologia, física de partículas e astrobiologia. Além de suas contribuições acadêmicas, destaca-se como divulgador científico, tendo publicado diversos livros que exploram as interseções entre ciência, filosofia e cultura. Seus trabalhos buscam tornar a ciência acessível ao público geral, promovendo uma compreensão mais ampla do universo e do lugar da humanidade nele.
Marcelo Gleiser foi laureado com o Prêmio Templeton, uma distinção concedida a indivíduos que contribuem para afirmar a dimensão espiritual da vida, seja por meio de insights, descobertas ou trabalhos práticos. Ele foi o primeiro latino-americano a receber essa honraria.
Publicações Destacadas: Entre seus livros mais conhecidos estão:
Além de seus livros, Gleiser contribui regularmente com artigos e ensaios em diversas plataformas, buscando engajar o público em discussões sobre ciência e sua relevância na sociedade contemporânea. Sua habilidade em comunicar conceitos complexos de maneira acessível o torna uma figura proeminente na promoção da cultura científica.
Temas de Palestras:
- Filosofia da Ciência e Reflexões Existenciais;
- Ciência e Cultura;
- Cosmologia e o Universo;
- Complexidade e Fenômenos Naturais;
- Ciência, tecnologia e futuro;
- A ciência e o bem-viver;
- A busca por sentido e o sentido da vida;
- O mistério de quem somos;
- Inovação corporativa;
- Ciência, espiritualidade e futuro;
Marcelo Gleiser combina uma abordagem acadêmica sólida com uma linguagem acessível e envolvente. Suas palestras frequentemente incluem reflexões filosóficas e culturais, o que amplia seu apelo a públicos variados, desde cientistas e estudantes até pessoas interessadas em compreender o universo de maneira mais ampla.