Celso Vasconcellos

São Paulo/SP


Celso Vasconcellos

Prof. Celso dos Santos Vasconcellos, Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica.




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Prof. Celso dos Santos Vasconcellos, Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica.

Autor dos livros:

- Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico;
- Construção do Conhecimento em Sala de Aula;
- Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar;
- (In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola;
- Para Onde Vai o Professor - resgate do professor como sujeito de transformação;
- Superação da Lógica Classificatória e Excludente da Avaliação: do é proibido reprovar ao é preciso garantir a aprendizagem;
- Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança - por uma práxis transformadora;
- Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula;
- Indisciplina e Disciplina Escolar: fundamentos para o trabalho docente;
- Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo.

Tema de Palestras:


- Gestão da Sala de Aula:

A Gestão da Sala de Aula envolve três grandes dimensões: o Relacionamento Interpessoal, a Organização da Coletividade de Sala de Aula e o Trabalho com Conhecimento

- O Desafio da Qualidade da Educação:

A Qualidade da Educação que desejamos é aquela que está comprometida com a função social da escola na perspectiva de garantir a cada um e a todos 1.a Aprendizagem Efetiva, 2.o Desenvolvimento Humano Pleno e 3.a Alegria Crítica (Docta Gaudium)

- Avaliação da Aprendizagem: Por uma Práxis Transformadora:

A Avaliação da Aprendizagem representa hoje, na prática concreta das instituições de ensino, um dos maiores desafios no sentido de superar seu histórico caráter classificatório e excludente, e vir a ser um instrumento capaz de apontar e trabalhar os aspectos positivos, negativos e potenciais da aprendizagem e do desenvolvimento humano dos educandos

- A Atividade Humana como Princípio Educativo:

Palestra com os objetivos de:

- Refletir sobre as formas de organização dos saberes, recursos e pessoas, no espaço e no tempo, como elementos estruturantes da aprendizagem e do desenvolvimento humano.
- Resgatar alguns princípios orientadores para a prática pedagógica, superando o currículo disciplinar instrucionista, marcado pela passividade e/ou mecanicismo, em direção a um currículo que tem a atividade humana, tanto discente quanto docente, como princípio educativo.

- O que é necessário para que o aluno aprenda? Fundamentos da Aprendizagem
Humana:

Palestra com os objetivos de:

- Apontar a necessidade de superar equívocos na prática pedagógica em relação ao processo de conhecimento
- Refletir sobre o núcleo do trabalho do professor, a questão do processo de aprendizagem, da construção do conhecimento por parte do aluno
- Trabalhar alguns fundamentos epistemológicos e pedagógicos básicos da atividade docente.

- (In)Disciplina: A Questão do Interesse e da Mobilização - Desafios e Perspectivas
Contemporâneas:


Palestra com os objetivos de:

- Analisar o problema da (in)disciplina escolar, procurando compreender o que está acontecendo hoje em termos de sociedade, escola e sala de aula
- Refletir sobre o desafio da afetividade (desejo, interesse, motivação, mobilização) na complexa realidade escolar contemporânea
- Trabalhar algumas perspectivas para a mobilização para a aprendizagem, no horizonte de uma nova disciplina na sala de aula e na escola, pautadas numa postura de humanização.

- Identidade Docente em Construção: os Desafios da Formação e da Ética:

Palestra com os objetivos de:

- Analisar, numa perspectiva histórico-cultural, o que se passa em termos do macroprocesso social e suas repercussões para o cotidiano e a identidade do professor
- Refletir sobre o papel do professor no contexto atual de complexidade e as respectivas demandas éticas e formativas
- Apontar algumas perspectivas de ação, em especial no sentido do resgate do querer e do poder do professor.

- A Questão do Interesse e da Mobilização - Desafios e Perspectivas Contemporâneas:

Palestra com os objetivos de:

- Analisar o problema do interesse e da motivação, procurando compreender o que está acontecendo hoje em termos de sociedade, escola e sala de aula

- Refletir sobre o desafio da afetividade (desejo, interesse, motivação, mobilização) na complexa realidade escolar contemporânea

- Trabalhar algumas perspectivas para a mobilização para a aprendizagem, no horizonte de uma nova relação em sala de aula e na escola, pautadas numa postura de humanização.

- Projeto Político-Pedagógico: Significado e Princípios de Elaboração:

Tópicos Abordados: 

- Planejamento da Atividade de Ensino
- Trabalho por Projetos: Fundamentos Epistemológicos e Pedagógicos
- Mobilização para a Aprendizagem
- Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento em Sala de Aula
- Ciclos de Formação
- Professor: Identidade e Trajetória como Sujeito de Transformação
- Formação Docente: Desafios Éticos e Epistemológicos
- Avaliação como Prática de Inclusão
- Construção da Disciplina em Sala de Aula e na Escola
- Papel da Coordenação Pedagógica

- Educação Infantil: Bonitezas e Desafios:

Tópicos Abordados: 

- (In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola
- Projeto Político-Pedagógico: Significado e Princípios de Elaboração
- Planejamento da Atividade de Ensino
- Trabalho por Projetos: Fundamentos Epistemológicos e Pedagógicos
- Mobilização para a Aprendizagem
- Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento em Sala de Aula
- Ciclos de Formação
- Professor: Identidade e Trajetória como Sujeito de Transformação
- Formação Docente: Desafios Éticos e Epistemológicos
- Avaliação como Prática de Inclusão
- Papel da Coordenação Pedagógica

AT 12-09
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