São Paulo/SP
HomeCelso dos Santos Vasconcellos renomado educador, amplamente reconhecido por suas contribuições significativas à pedagogia crítica e ao desenvolvimento de práticas educacionais transformadoras. Vasconcellos possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Sua formação em Filosofia complementa sua abordagem reflexiva e crítica sobre os processos educacionais.
Celso dos Santos Vasconcellos renomado educador, amplamente reconhecido por suas contribuições significativas à pedagogia crítica e ao desenvolvimento de práticas educacionais transformadoras. Vasconcellos possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Sua formação em Filosofia complementa sua abordagem reflexiva e crítica sobre os processos educacionais.
Ao longo de sua carreira, atuou como professor, coordenador pedagógico e gestor escolar, além de ser conferencista e professor convidado em cursos de graduação e pós-graduação.
Como autor, Vasconcellos escreveu diversas obras que se tornaram referências na área educacional, abordando temas como planejamento escolar, avaliação da aprendizagem, disciplina e currículo.
Vasconcellos é responsável pelo Libertad – Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica, onde presta assessoria a diversas instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas. Sua atuação é marcada pela defesa de uma educação democrática e pela valorização do papel do professor como agente de transformação social.
Ao longo de sua trajetória, Celso Vasconcellos tem sido uma voz influente na promoção de práticas educacionais que visam a formação integral dos estudantes e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Temas de Palestras
Planejamento Escolar: Muito Além de um Documento
Planejamento como prática reflexiva
Projeto Político-Pedagógico (PPP) e sua função transformadora
Integração entre planejamento anual, por unidade e por aula
O papel coletivo do planejamento na escola democrática
Avaliação Dialética-Libertadora
Crítica à avaliação classificatória e excludente
Avaliação como instrumento de aprendizagem
Diagnóstico, acompanhamento e reorientação pedagógica
Práticas avaliativas democráticas e participativas
Indisciplina e Construção da Autonomia
A indisciplina como sintoma e não como problema em si
Construção da disciplina consciente e participativa
Relações de poder e autoridade na escola
Estratégias de convivência e resolução de conflitos
O Professor como Sujeito de Transformação
A identidade e a valorização do professor
O papel político do educador na sociedade
Formação continuada e empoderamento docente
Desafios emocionais e éticos da docência
Currículo como Prática Social e Histórica
Currículo crítico e emancipador
A atividade humana como princípio educativo
Relação entre conteúdos escolares e realidade social
Interdisciplinaridade e contextualização do saber
Gestão Democrática e Projeto Político-Pedagógico
Dimensões do PPP: administrativa, pedagógica e organizacional
Participação da comunidade escolar
Gestão como mediação e construção coletiva
Cultura institucional e projeto ético-político