Celso Vasconcellos
...

Celso Vasconcellos

São Paulo/SP

Home

​Celso dos Santos Vasconcellos renomado educador, amplamente reconhecido por suas contribuições significativas à pedagogia crítica e ao desenvolvimento de práticas educacionais transformadoras. Vasconcellos possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Sua formação em Filosofia complementa sua abordagem reflexiva e crítica sobre os processos educacionais.

Compartilhar:

Celso Vasconcellos

Celso dos Santos Vasconcellos renomado educador, amplamente reconhecido por suas contribuições significativas à pedagogia crítica e ao desenvolvimento de práticas educacionais transformadoras. Vasconcellos possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Sua formação em Filosofia complementa sua abordagem reflexiva e crítica sobre os processos educacionais.

Ao longo de sua carreira, atuou como professor, coordenador pedagógico e gestor escolar, além de ser conferencista e professor convidado em cursos de graduação e pós-graduação.

Como autor, Vasconcellos escreveu diversas obras que se tornaram referências na área educacional, abordando temas como planejamento escolar, avaliação da aprendizagem, disciplina e currículo.

Vasconcellos é responsável pelo Libertad – Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica, onde presta assessoria a diversas instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas. Sua atuação é marcada pela defesa de uma educação democrática e pela valorização do papel do professor como agente de transformação social.

Ao longo de sua trajetória, Celso Vasconcellos tem sido uma voz influente na promoção de práticas educacionais que visam a formação integral dos estudantes e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Temas de Palestras

Planejamento Escolar: Muito Além de um Documento

  • Planejamento como prática reflexiva

  • Projeto Político-Pedagógico (PPP) e sua função transformadora

  • Integração entre planejamento anual, por unidade e por aula

  • O papel coletivo do planejamento na escola democrática

Avaliação Dialética-Libertadora

  • Crítica à avaliação classificatória e excludente

  • Avaliação como instrumento de aprendizagem

  • Diagnóstico, acompanhamento e reorientação pedagógica

  • Práticas avaliativas democráticas e participativas

Indisciplina e Construção da Autonomia

  • A indisciplina como sintoma e não como problema em si

  • Construção da disciplina consciente e participativa

  • Relações de poder e autoridade na escola

  • Estratégias de convivência e resolução de conflitos

O Professor como Sujeito de Transformação

  • A identidade e a valorização do professor

  • O papel político do educador na sociedade

  • Formação continuada e empoderamento docente

  • Desafios emocionais e éticos da docência

Currículo como Prática Social e Histórica

  • Currículo crítico e emancipador

  • A atividade humana como princípio educativo

  • Relação entre conteúdos escolares e realidade social

  • Interdisciplinaridade e contextualização do saber

Gestão Democrática e Projeto Político-Pedagógico

  • Dimensões do PPP: administrativa, pedagógica e organizacional

  • Participação da comunidade escolar

  • Gestão como mediação e construção coletiva

  • Cultura institucional e projeto ético-político

 

 

AT 04-25


Celso Vasconcellos

Vídeos

Entrevista com Celso Vasconcellos
Entrevista com Celso Vasconcellos
Mande-nos uma Mensagem