Rio de Janeiro/RJ e Londres/UK
HomeAlexandre Kalache é médico e gerontólogo, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, bem como co-diretor da Age Friendly Foundation. É PhD em epidemiologia pela Universidade de Oxford, fundador da Unidade de Epidemiologia do Envelhecimento da Universidade de Londres e criador do primeiro mestrado em Promoção da Saúde da Europa.
Alexandre Kalache é médico e gerontólogo, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, bem como co-diretor da Age Friendly Foundation. É PhD em epidemiologia pela Universidade de Oxford, fundador da Unidade de Epidemiologia do Envelhecimento da Universidade de Londres e criador do primeiro mestrado em Promoção da Saúde da Europa.
Além disso, Kalache dirigiu o Departamento de Envelhecimento e Curso de Vida da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse período concebeu e publicou o Marco Político do Envelhecimento Ativo e, posteriormente a iniciativa Cidades Amigas do Idoso. Como resultado os dois referenciais são conhecidos e aplicados mundialmente.
Alexandre Kalache é um expert em questões relacionadas ao envelhecimento. É um pioneiro no estudo das questões do envelhecimento, afinal possui 40 anos de atividades dedicadas ao tema, como professor, funcionário público internacional e ativista junto a organizações não governamentais. Como resultado foi um dos primeiros a visualizar o envelhecimento populacional como um fenômeno mundial e a apontar as potencialidades e os riscos a ele inerentes. Além disso, suas contribuições para a mudança do paradigma tradicional no campo do envelhecimento são amplamente reconhecidas no cenário internacional.
A partir de sua formação médica no Brasil, Kalache passou 35 anos estudando e trabalhando no setor acadêmico entre Rio de Janeiro, Londres, Oxford e Granada. Foi escolhido para ocupar o cargo de diretor do Departamento de Envelhecimento e Saúde da OMS. Seu mestrado em Medicina Social, assim como seu doutorado em Epidemiologia foram realizados no Reino Unido.
Foi professor Associado e Pesquisador Sênior, na Universidade de Oxford. Fundou o Departamento de Epidemiologia do Envelhecimento da London School of Hygiene and Tropical Medicine (a mais importante Escola de Saúde Pública do Reino Unido). Nessa mesma instituição, ele criou e coordenou o primeiro curso de mestrado em Promoção de Saúde da Europa.
Temas de Palestras
Envelhecimento Saudável e Ativo
● Estratégias para garantir um envelhecimento de qualidade, promovendo a saúde física e mental ao longo da vida.
Políticas Públicas para a Longevidade
● Como os governos e as sociedades podem se preparar para o aumento da população idosa e implementar políticas públicas eficazes.
Promoção da Saúde no Envelhecimento
● A importância de práticas de saúde preventiva para manter a autonomia e a qualidade de vida.
Cidades e Comunidades Amigas dos Idosos
● A criação de ambientes urbanos mais acessíveis e inclusivos para os idosos, com base nas iniciativas da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas dos Idosos, fundada pela OMS.
Desafios Globais do Envelhecimento
● Como a sociedade e os profissionais de saúde podem lidar com os desafios que surgem com a crescente população idosa mundial.