André Coutinho profissional com sólida formação acadêmica e ampla experiência nas áreas de empreendedorismo, inovação e design de negócios. Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Estudos Internacionais pela University of Reading, no Reino Unido, André atua como professor de Empreendedorismo, Inovação e Business Design na Business School São Paulo e como professor de Inovação nos programas de Educação Executiva da HSM Educação.
André Coutinho profissional com sólida formação acadêmica e ampla experiência nas áreas de empreendedorismo, inovação e design de negócios. Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Estudos Internacionais pela University of Reading, no Reino Unido, André atua como professor de Empreendedorismo, Inovação e Business Design na Business School São Paulo e como professor de Inovação nos programas de Educação Executiva da HSM Educação.
Além de sua atuação acadêmica, André Coutinho é sócio da Symnetics, onde lidera projetos de inovação e transformação organizacional em diversos setores. Seu trabalho inclui o desenvolvimento de startups e novos negócios focados em redes, sustentabilidade e educação.
André também é coautor e coorganizador dos livros "Gestão da Estratégia: Experiências e Lições de Empresas Brasileiras" e "O Ativista da Estratégia", ambos publicados pela editora Elsevier.
As palestras de André Coutinho são direcionadas a profissionais das áreas de planejamento, gestão, recursos humanos, estratégia, marketing, novos negócios e inovação, tanto no setor privado quanto público e no terceiro setor. Além disso, são indicadas para empreendedores que desejam aprimorar a estratégia e a gestão de seus empreendimentos. Com uma abordagem prática e interativa, André compartilha insights valiosos para aqueles que buscam implementar mudanças significativas e inovadoras em suas organizações.
Temas de Palestras
Design para Inovação (Design for Innovation)
● Explora como o pensamento de design pode ser aplicado para fomentar a inovação em produtos, serviços e modelos de negócios.
Design para Negócios (Business Design)
● Aborda a aplicação de princípios de design na estruturação e desenvolvimento de negócios, visando à criação de valor e à diferenciação no mercado.
Negócios Sociais (Social Business) e Empreendedorismo Social
● Discute modelos de negócios que buscam impacto social positivo, alinhando propósito e rentabilidade.
Gestão Pública Aberta (Open Government) e Engajamento de Stakeholders
● Analisa práticas de transparência e participação cidadã na gestão pública, promovendo a colaboração entre governo e sociedade.
Modos de Pensar para Inovação (Thinking Modes for Innovation)
● Investiga diferentes abordagens cognitivas que estimulam a criatividade e a geração de ideias inovadoras.