Profissional de destaque e ganhador dos prêmios, Vladimir Herzog e Comunique-se, tem passagens importantes como repórter, correspondente internacional, editor e apresentador nas TVs Cultura, Record, Globo e SBT.
Em 1969 já trabalhava como jornalista. Começou a carreira como radialista e, Em 1974, era narrador esportivo em uma rádio local. Antes de trabalhar na televisão, chegou a ser colunista dos Diários, Popular e de São Paulo.
Em 1977, iniciou suas atividades na TV Globo de São Paulo, onde ficou por onze anos seguidos e foi repórter dos telejornais Bom Dia São Paulo, Globo Rural, Globo Repórter e Jornal Nacional. Começou a ter popularidade junto ao grande público durante a cobertura da morte de Tancredo Neves, em 1985.
Em 1988 tornou-se âncora de telejornais. Sua estreia na função foi na TV Cultura, apresentando o Jornal da Cultura. Um ano depois, Nascimento foi contratado pela TV Record para comandar o Jornal da Record.
Em 1990, voltou para a Rede Globo, para comandar o São Paulo Já, novo programa da emissora. Mas o que deixou Nascimento contente mesmo foi saber que sua escolha está baseada em uma pesquisa da emissora, que o apontou como o apresentador de maior popularidade no Estado. Caso raro de profissional que deixou a emissora-líder e não caiu no esquecimento. Nascimento saboreia sua volta à Globo de um jeito especial.
Na Globo, atuou ainda no Jornal Hoje e SPTV, além de apresentar eventualmente o Jornal Nacional e o Fantástico.
Em 18 de outubro de 1999 assumiu como apresentador do Jornal Hoje, no qual passou a editor-chefe em 2000. 'E todo o meu período de Hoje foi pródigo em plantões: teve o 11 de Setembro (de 2001), o sequestro do Sílvio Santos, a queda da estátua do Saddam' (O Estado de S.Paulo, 14/3/2004).
Na Bandeirantes, emissora para a qual se transferiu em 2004, estreou como âncora e editor-chefe do Jornal da Band no dia 15 de março. Apresentou, ainda, um programa diário na Band News FM e fez comentários sobre Política e Economia no canal de notícias Band News TV e na rádio Bandeirantes AM.
Junto com sua esposa, Rosi Pereira (ex-Abril Press), montou uma agência de notícias econômicas do interior do Brasil (Portal Agência Interior) em 2001. O portal contava com equipe de dez funcionários e abrangia o interior de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Por uma questão de inviabilidade econômica, encerrou suas atividades da empresa em 1º de agosto de 2005.
Sempre como melhor apresentador de telejornal, ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, do Sindicato dos Jornalistas, em 1980 e 1981. Depois, também por dois anos consecutivos, em 1988 e 1989, ganhou o Prêmio APCA, da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Em 2005, no comando do Jornal da Band, ganhou o Prêmio Comunique-se, ao ser escolhido por 80 mil jornalistas como o melhor âncora da TV brasileira.
Em fevereiro de 2006, deixou o Grupo Bandeirantes e assinou contrato com o SBT para integrar a equipe de Jornalismo da emissora. Apresentou o Jornal do SBT, SBT Manchetes, SBT São Paulo e SBT Brasil, além de desempenhar a função de editor-chefe, ao lado de Karyn Bravo. Em maio de 2011, depois de cinco anos, deixou a bancada do SBT Brasil para Joseval Peixoto e Rachel Sheherazade, continuando no Jornal do SBT, dividindo a bancada com a jornalista Karyn Bravo.
Depois de um período de afastamento por motivo de saúde retornou à bancada do jornal em maio de 2014.
Em 2014 foi escolhido na votação dos Cem mais admirados jornalistas brasileiros – Top 50 - ou seja, entre os 50 mais admirados.
Media Training
Diante da transformação da mídia com o mundo digital, esse programa é indicado para:
Aprender e praticar técnicas para dar uma excelente entrevista para os canais de comunicação e mídias online;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado.
Comunicação Eficiente, Autoconfiança para expor ideias e Controle das Emoções São requisitos fundamentais para porta-vozes, em qualquer área de atuação.
Líderes e Profissionais que representam uma marca devem submeter-se a esse treinamento para entender as características da mídia, melhorar sua performance comunicativa, desenvolver competências de relacionamento com jornalistas para defender os interesses da marca.
Ressaltando a importância da relação entre Imprensa x Empresa, este Programa de Capacitação de Media Training (treinamendo de mídia) é focado nas competências comunicacionais do assessor e/ou porta-voz visando desenvolver a imagem empresarial e a autoimagem.
Em sequência às entrevistas, Morrone faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.
Bloco I
Contextos e desafios
Self: Conecte-se com suas vulnerabilidades;
Autoconhecimento, autoconfiança e o medo de se expor;
A pirâmide da comunicação: ferramentas e técnicas poderosas para construir seu discurso;
Concisão: por que isso ainda é um desafio no mundo 4.0?
Fortaleça sua comunicação não-verbal no mundo digital: gestos, contato visual, alternância de tom e outros fatores;
Recomenda-se que esse módulo seja alinhado e customizado de acordo com os desafios da área de comunicação e assessoria de imprensa do contratante.
BLOCO II
Entrevista por videoconferência: simulações e analise de caso
Após a palestra, faz simulações de entrevistas com alguns dos próprios participantes, abordando temas conflitantes e instigando uma primeira postura do entrevistado ao dar as respostas.
A quantidade e duração das entrevistas podem ser acordados de acordo com o perfil do evento.
Denise tem expertise para lidar com participantes que não possuem facilidade para se expor.
BLOCO III
Análise Individual e conjunta
Em sequência às entrevistas, faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.
Ao final, a palestrante constrói um feedback coletivo — sem citar nomes — apontando deslizes e pontos prejudiciais e propondo novas maneiras de engajar respostas.
É fundamental que o treinador saiba como lidar com participantes que tenham dificuldades para se expor e encaram a visibilidade como um fantasma.
Só depois de um processo de autoconhecimento é possível assimilar dicas práticas para ter bom desempenho em entrevistas jornalísticas.
Palestra:
Relacionamento com a imprensa, como são e o que pensam os jornalistas Brasileiros, características da formação profissional e ética dos jornalistas. Pontos de atrito e possibilidades de aproximação das empresas com os jornalistas.
Ausência do jornalismo de negócios na TV brasileira e suas consequências para as empresas e a mídia.
- Dicas práticas para se posicionar diante da câmera de TV,
- Como falar melhor, técnicas de entrevista para TV.
- Exibição de vídeo com cases de situações corriqueiras e engraçadas no telejornalismo.
Tipos de Trabalho:
- Mediação de Debates
- Mestre de Cerimônias
- Media Training