São Paulo/SP
HomeRicardo Guimarães é uma das principais referências em branding e identidade corporativa no Brasil. Fundador e presidente da Thymus Branding desde 1998, ele é reconhecido por sua abordagem inovadora que integra comunicação, cultura organizacional e estratégia de negócios.
Ricardo Guimarães é uma das principais referências em branding e identidade corporativa no Brasil. Fundador e presidente da Thymus Branding desde 1998, ele é reconhecido por sua abordagem inovadora que integra comunicação, cultura organizacional e estratégia de negócios.
Guimarães iniciou sua carreira como estagiário na agência Norton, passando por posições de destaque como redator na JWT e diretor de criação em diversas agências. Em 1983, fundou a Guimarães e Giacometti, que mais tarde se transformou na Guimarães. Em 1998, fundou a Thymus Branding, uma consultoria estratégica voltada para empresas que enfrentam cenários de constante mudança, com foco na identidade e perenidade organizacional.
Defende que "comunicação é exercício de identidade", enfatizando a importância de alinhar a comunicação com a cultura e os negócios da empresa. Sua metodologia é fundamentada no conceito de evolução e pragmatismo consciente, buscando criar marcas com alto poder de interação com seus mercados, capacidade de inovação ágil e performance sustentável.
Temas de Palestras
Branding como Estratégia de Negócio
O que é branding estratégico e por que importa
O papel da identidade organizacional no crescimento sustentável
Casos Natura e Banco Real: branding aplicado à cultura
Marcas como sistemas vivos: evolução e adaptabilidade
Como alinhar propósito, discurso e prática
Liderança Baseada em Valores
Valores como bússola estratégica em ambientes complexos
O líder como guardião da identidade e cultura
Tomada de decisão com base em princípios e não só em metas
Exemplos de empresas que lideram com valores
Ferramentas para identificar, cultivar e comunicar valores
Comunicação como Exercício de Identidade
Por que a comunicação deve refletir a cultura organizacional
Diagnóstico: o que a sua comunicação diz (ou esconde) sobre você
Construção de narrativas autênticas e potentes
Comunicação interna e externa: uma só verdade
Casos práticos: empresas que comunicam com verdade
Sustentabilidade e Reputação Corporativa
O novo consumidor e a cobrança por responsabilidade
Branding e sustentabilidade: dois lados da mesma moeda
Reputação como ativo intangível de alto impacto
Gestão da confiança em tempos de crise
Do marketing verde ao compromisso real
Empresas como Sistemas Adaptáveis
Organizações como organismos vivos: teoria e prática
Diagnóstico de adaptabilidade: onde sua empresa está?
Cultura, estratégia e estrutura flexíveis
O papel da inovação e do aprendizado contínuo
Insights da biologia, filosofia e gestão aplicados à empresa