Flávio de Moraes (também conhecido como Flávio Proença), 34, publicitário com passagem pela área de estratégia e planejamento da Box 1824.
O que é design de experiência? É o design usado para modelar serviços e planejar novos produtos, diz Flávio.
Trata-se do método de design thinking, de pesquisa e modelagem de hipóteses e soluções, aplicado a negócios e à experiência do consumidor.
A grande referência mundial nesse segmento é a IDEO, consultoria fundada em Palo Alto, em 1981. Aqui no Brasil, a pioneira é a Livework. O design de serviços ainda é mal compreendido no país. A Livework teve o papel de começar a evangelizar o mercado, diz Flávio, que aponta a Questto/No como outra empresa que se dedica a realizar esse tipo de entrega.
Flavio diz que inovação de modo geral tem sido muito maior no campo conceitual do que na vida real, aqui no Brasil.
Nosso trabalho nas agências pelas quais passamos muitas vezes enfrentou esse tipo de limitação. De um lado, as ideias mais bacanas que vinham do planejamento acabavam não saindo do papel. De outro lado, havia muita ativação de marca sendo feita sem calço estratégico
Flávio tem 28,3% da empresa e cuida das entregas ligadas a estratégia e planejamento.
Tema de Palestras:
- Criatividade e Inovação
- Arquitetura / Design
- Publicidade
- Planejamento e Estratégia
- Empreendedorismo
- Liderança
- Motivação