Ivan Wedekin

São Paulo/SP


Ivan Wedekin

Ivan Wedekin, e comentarista dos programas Mercado&Companhia e Rural Notícias do Canal Rural, e presidente da Câmara de Crédito e Comercialização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).




Ivan Wedekin, e comentarista dos programas Mercado&Companhia e Rural Notícias do Canal Rural, e presidente da Câmara de Crédito e Comercialização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Foi Secretário de Política Agrícola do MAPA e Diretor de Commodities da BM&FBOVESPA. Engenheiro Agrônomo, conferencista, conselheiro, consultor e autor de livros, artigos e propostas de políticas e novos instrumentos para o agronegócio. Ao longo da carreira profissional construiu sólida formação em economia, administração, finanças e marketing como executivo de empresas, órgãos públicos e entidades de representação do agronegócio.

Sobre as Palestras:

O portfólio de temas apresentado a seguir é diversificado, pois engloba tanto a formação conceitual como a experiência prática acumulada pelo conferencista na sua vida profissional como executivo de empresas e do Governo Federal. Os temas podem ser mesclados, dependendo do interesse específico do contratante e da duração da atividade, que pode ser tanto uma palestra de curta duração como programas de desenvolvimento profissional in company envolvendo outros profissionais associados.

Temas de palestras Presenciais e Online:

A macroeconomia e os impactos no agronegócio

- Detalhamento e avaliação das principais variáveis macroeconômicas, permitindo a construção de um painel de controle das principais influências sobre a demanda e a oferta dos diversos produtos das cadeias produtivas do agronegócio.

- Apresentação dos cenários sobre os principais mercados e as estratégias para o agronegócio, levando-se em conta o interesse específico do cliente (segmento de mercado e produtos relevantes, localização, inserção na cadeia de valor, entre outros).

Cenários e tendências do agronegócio brasileiro

Apresentação abrangente sobre o agronegócio brasileiro:

- Importância econômica e social na produção, empregos, comércio exterior, etc.;
- Inserção competitiva no agribusiness global;
- Dinâmica da expansão das diversas cadeias produtivas;
- Políticas governamentais e desafios para o setor.

Os cenários indicarão os setores com maiores oportunidades de crescimento nos mercados nacional e mundial, facilitando a construção de estratégias para as empresas e organizações do agronegócio.

Perspectivas do agronegócio mundial

- Panorama dos principais países produtores, consumidores, exportadores e importadores de produtos do agronegócio.

- Posição e desempenho do Brasil no cenário internacional.

- Evolução e tendências relevantes do consumo dos principais produtos nos mercados relevantes, identificando as oportunidades para o Brasil.

- Políticas e avaliação competitiva dos competidores no comércio mundial e desafios para o Brasil.

Estrutura dos mercados agropecuários e formação dos preços

Ampliar a capacidade de inferência do cliente sobre o impacto das diferentes variáveis no mercado em que atua, facilitando a calibragem das ações operacionais e estratégicas através das seguintes abordagens:

- Conceitos fundamentais sobre a economia e sobre a disciplina da organização industrial aplicadas ao agronegócio.

- Fatores determinantes da demanda e da oferta agropecuária.

- Estrutura de mercado e formação dos preços agropecuários.

Panorama e tendências do mercado mundial de commodities

- Ampla análise do mercado de mundial de commodities, com o objetivo de avaliar a renda e o poder de compra dos diversos segmentos do agronegócio.

- Aplicação dos conhecimentos da economia para a análise dos principais mercados agropecuários no Brasil.

- Levantamento das principais tendências mundiais e os respectivos impactos na produção brasileira.

Panorama e perspectivas de mercado dos produtos do agronegócio

- Análise dos fatores fundamentais de oferta e demanda dos principais produtos agropecuários e seus derivados nos mercados nacional e mundial.

- Situação atual e tendências de preços e seus impactos sobre os diversos integrantes das cadeias produtivas.

- Indicação de ações operacionais de curto prazo e estratégicas de médio prazo, aplicadas ao negócio do contratante da palestra.

Política agrícola no Brasil

- Apresentação dos principais instrumentos da política agrícola do Brasil.

- Gastos do Governo Federal com subvenção aos produtores e cooperativas. Comparação com os programas de suporte ao campo praticados pelos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Principais impactos e temas nas negociações internacionais.

- Além da evolução dos principais indicadores, será mostrado como funcionam as negociações e os bastidores na formulação e na implementação da política agrícola brasileira.

Distribuição de tecnologia e mercado de insumos agropecuários

- A importância e o impacto da tecnologia no agronegócio;

- Indústria de insumos, fatores de produção e a participação dos distribuidores, concessionários e cooperativas no processo de produção agropecuário;

- Perspectivas dos mercados agropecuários, estratégias comerciais e financeiras aplicadas a? distribuição de insumos e gerenciamento de riscos.

Fundamentos da competitividade e estratégias competitivas

- Processo de construção de vantagens competitivas sustentáveis.
- Aplicação das ferramentas da disciplina da organização industrial para empresas.
- Avaliação metodológica da competitividade da empresa.

Gerenciamento de riscos no agronegócio

- A agricultura não é uma ilha, mas é cercada de riscos por todos os lados.

- Apresentação dos conceitos e dos principais instrumentos para gerenciamento de riscos no agronegócio.

- Avaliação dos principais riscos no negócio do cliente, acompanhada de sugestão de gerenciamento.

AT 05-20
Mande-nos uma Mensagem