Aveiro/PT
HomeAlexandre Ventura um destacado professor e pesquisador português, com ampla experiência na área da educação. Atua no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, em Portugal, e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília, no Brasil.
Alexandre Ventura um destacado professor e pesquisador português, com ampla experiência na área da educação. Atua no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, em Portugal, e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília, no Brasil.
Sua trajetória profissional inclui cargos de relevância, como Vice-Ministro da Educação em Portugal e Subinspetor-Geral da Educação. Além disso, desempenhou a função de inspetor sênior em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos,
Como conferencista internacional, já proferiu palestras em mais de 20 países, abordando temas centrais para o desenvolvimento educacional.
As palestras de Alexandre Ventura são reconhecidas por oferecerem insights profundos e práticos, auxiliando educadores, gestores e instituições a enfrentarem os desafios contemporâneos da educação com estratégias inovadoras e eficazes.
Temas de Palestras
Avaliação Institucional e de Desempenho Docente
● Explora metodologias para avaliações internas e externas de organizações educacionais, focando no desenvolvimento profissional dos professores e na melhoria dos resultados dos alunos.
Gestão Escolar e Liderança Educacional
● Discute estratégias para aprimorar a gestão escolar, enfatizando a formação de líderes capazes de promover ambientes educacionais eficazes e inclusivos.
Prevenção e Combate ao Bullying
● Aborda técnicas para identificar, prevenir e combater o bullying no ambiente escolar, promovendo uma cultura de respeito e segurança entre os alunos.
Ensino Diferenciado em Sala de Aula
● Apresenta abordagens para adaptar o ensino às diversas necessidades dos alunos, garantindo uma aprendizagem mais personalizada e eficaz.
Formação e Avaliação de Professores
● Enfatiza a importância da formação contínua e da avaliação criteriosa dos docentes como ferramentas para o aprimoramento da qualidade do ensino.