Claudio Tomanini é um renomado executivo de marketing e vendas, com mais de 38 anos de atuação em grandes empresas. Ele é conhecido por sua expertise em liderança, motivação, planejamento e gestão de marketing e vendas.
Além disso, é um destacado professor, com mais de 28 anos de experiência lecionando em instituições como ESPM, IBMEC, Fundação Dom Cabral e FGV, onde é professor do MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Vendas, Gestão Empresarial e Marketing para Organizações de Saúde.
Com pós-graduação em Marketing e Comunicação Dirigida pela ESPM e curso de extensão pela Wharton School, Claudio Tomanini é também mestrando em Business Administration in NeuroMarketing pela Florida Christian University. Ao longo de sua carreira, ocupou cargos de diretoria e membro do conselho em grandes companhias e foi premiado diversas vezes por superação de objetivos e alta performance em vendas.
Autor de cinco livros e já publicou centenas de artigos sobre marketing e vendas. Como palestrante, já compartilhou seu conhecimento com mais de 1.000.000 pessoas e lecionou para mais de 30.000 alunos. Como consultor de marketing e gestão de vendas, atendeu grandes empresas como Cargill, Bradesco, Samsung, Fenabrave, Bayer, Citroën, Valle, Mangels, MSD, Sulamérica e SEBRAE, entre outras.
Com toda sua expertise, conduziu mais de mil profissionais, entre gestores e vendedores, em cursos de Gestão de Negócios e Atendimento no Disney Institute, em Orlando.
Temas de Palestras:
GESTÃO 5.0: Caminhospara a Alta performance
Gestão 5.0 não se limita apenas a fornecer produtos ou serviços aos clientes, mas envolve o fornecimento de soluções personalizadas e inovadoras que atendam às necessidades específicas dos clientes e os ajudem a atingir seus objetivos. Isso envolve a compreensão profunda dos clientes, suas necessidades e seus desejos, bem como o uso de tecnologia avançada para personalizar a abordagem de vendas para cada cliente.
Os vendedores na gestão 5.0 atuam como consultores inovadores, que estão sempre em busca de novas soluções para ajudar os clientes a resolver seus problemas e atingir seus objetivos. Eles usam tecnologias avançadas para se conectar com os clientes de forma mais eficiente e fornecer soluções personalizadas que atendam às suas necessidades.
Além disso, na gestão 5.0, as vendas são integradas com outras áreas do negócio, como marketing, produção e logística, para garantir que todas as partes do processo estejam alinhadas e trabalhem juntas para atender às necessidades dos clientes de forma eficiente.
Novos Mercados, Novas Competências
Sejamos francos, está cada vez mais difícil fazer negócio a preço justo, sem sacrificar as margens, não é mesmo? Pois é, o mundo mudou e os clientes também mudaram a forma de comprar. Isso sem mencionar que o volume de novos concorrentes sobe em uma velocidade maior que a de novos clientes. É preciso mudar “para ontem” a forma como entendemos e nos portamos neste mercad, para podermos acompanhar essa evolução.
É preciso compreender urgentemente que temos que unir duas capacidades básicas: a capacidade de pensar estrategicamente a partir de um profundo conhecimento do cliente e do mercado, e a capacidade de implementar as ferrramentas que possuimos e fazer o melhor uso possível delas, do contrário, sua empresa ficará fora do mercado em pouco tempo.
Venda + Valor
A concorrência está mais feroz do que nunca e este é um caminho sem volta já que novos concorrentes surgem em uma proporção maior que a de novos clientes. Com isso, surge a demanda de que a força de vendas conquiste os resultados propostos frente a tantos desafios potencializando seus rendimentos não calcado apenas em volume de vendas, mas em margens mais altas.
Neste cenário acirrado por preço, como vender valor e sair desse oceano vermelho sendo que os clientes pedem descontos, prazos maiores para pagamentos e todo tipo de barganha a cada proposta? O caro não existe, o que existe é uma percepção de caro que está na mente do cliente. Todo vendedor diz que preço é o maior obstáculo para aumentar suas vendas, mas se todo mundo tiver preço bom, de que serviria o profissional de vendas?
Nesta palestra o prof. Tomanini demonstra na prática que clientes compram o seu produto / serviço, porque visam usufruir de um valor que não teriam sem ele. As pessoas não compram produtos e serviços – elas compram os resultados que seu produto / serviço trará.
Pense Fora da Caixa
“Pensar Fora da Caixa” é tentar obter uma perspectiva diferente das ideias e ações que temos todo os dias. Estamos em um mundo de acelerada rotatividade de conhecimento e dinamismo da informação. Temos que estar abertos para o novo e ficar cada vez mais admirados com o que não conhecemos. As empresas precisam fazer a roda da inovação e da criatividade girar constantemente. Sair da caixa é um exercício que devemos praticar diariamente.
Quando estamos do outro lado do balcão, ficamos encantados com a empresa que nos oferece algo mais. Mas, quando voltamos aos nossos escritórios, nos apegamos à velha crença de que“o consumidor não quer novidades, se satisfaz com o atendimento padrão”. Tudo isso nos prova que o grande concorrente não está lá fora, no mercado – o maior rival da empresa é ela mesma.
Cláudio nos mostra nesta palestra que o mercado mudou, e é crescente a busca por profissionais aptos a incorporarem a criatividade ao mundo corporativo para conseguirem, com arrojo, entender e driblar as contingencialidades nos negócios.
Nesta palestra o prof. Tomanini prova como isso não é tão difícil. Basta ter foco, ter uma forma de pensar diferente dos nossos concorrentes. Mesmo porque, adoramos o novo, mas temos medo quando colocamos o pé dentro da empresa, na hora de elaborar a estratégia. Mas o novo faz parte deste novo mercado e requer que saiamos do caos, do conceito de mercado difícil e encontrar brechas que pensamos ser problemas, mas são grandes oportunidades.
Crise, e daí?
Cláudio Tomanini, um dos maiores especialistas do Brasil, traz uma palestra inovadora com uma radical abordagem sobre a crise. Ele leva os participantes a repensar toda sua forma de planejamento e instiga cada um a superar as barreiras do mercado e alcançar o sucesso mesmo neste ambiente recessivo.
Questionador, na Palestra de Vendas Motivacional Crise, e Daí? Tomanini contraria as previsões dos economistas e mostra que é possível sim achar as oportunidades em meio à crise.
Como gerar resultados quando ninguém está comprando seu produto ou serviço? Está é a grande questão deste mo- mento. As vendas caíram em todos os setores e as empresas estão sem saber o que fazer para continuar a vender e a crescer neste cenário de crise. Veja bem, cenários de crise como o que estamos vivendo podem ser até paralisantes se não estivermos preparados. Enquanto muitos não vislumbram outra opção, os verdadeiros profissionais compreendem que a única maneira de lidar com a adversidade é enfrentá-la.
Primeiro entenda, depois atenda
Muitos, muitos são os problemas decorrentes da dificuldade do atendente enxergar o que o cliente tenta comu- nicar, e quase sempre o defeito está no atendente. Entender o ponto de vista do cliente, compreender sua visão, aproximar-se o máximo possível do que ele imagina e quer é uma das sabedorias mais definitivas na área de aten- dimento e venda, por isso é muito importante para a empresa treinar a capacidade da sua equipe de compreensão da personalidade dos clientes e de como interpretar as palavras que ouvem e comunicam.
Esta palestra de vendas primeiro entenda, depois atendas sintetiza a diferença entre atender, vender e gerir um relacionamento com o cliente. Seu conteúdo valoriza a teoria e a prática da realidade de mercado, onde o Relacio- namento é a palavra chave para o sucesso de uma empresa.
Vendas de alto impacto
Para se obter vendas de alto impacto, a empresa precisa desenvolver estratégias que melhorem o nível de organzação e produtividade de sua equipe, pois isto leva a resultados positivos tanto para a carreira quanto para empresa e os clientes. Esta palestra apresenta um estudo de hábitos e necessidades do novo consumidor e as competências que é preciso ter para enfrentar esse novo mercado. Apresenta técnicas que permitem diagnosticar as verdadeiras necessida- des do mercado e assim trazer para a
empresa soluções estruturadas para melhororar os resultados comerciais.
Além disso, visa desenvolver autoconfiança, competência estratégica, habilidades organizacionais e técnicas. Com uma linguagem altamente motivacional que os capacitará a tomar consciência do perfil do consumidor dos novos tempos, para posicionarem como
verdadeiros Gestores de Negócios.
Mindset de alta performance
Você já se perguntou porque alguns têm tanto sucesso enquanto outros conseguem resultados medianos várias vezes ao longo de sua carreira? No cenário atual, muitos profissionais se encontram frustrados com seus resultados. Isso sem mencionar os profissionais de vendas que só conseguem vender com desconto, pois a concorrência não os deixa fazer de outra forma.
A ideia de obtermos sucesso por meio do nosso mindset vem de uma filosofia desenvolvida pela psicóloga Carol S. Dweck, que atualmente é reconhecida internacionalmente pelos seus esforços nesta área do conhecimento. A estu- diosa e professora de psicologia da Universidade de Stanford nos Estados Unidos, explica que nosso mindset mostra o nosso modo otimista ou pessimista de enxergar diversas situações da vida e de como se portar diante delas. Após pesquisar durante muitas décadas, a especialista que é referência no assunto, chegou à conclusão de que existem dois tipos de mentalidades distintas: a fixa e a progressiva.
O que poucos compreendem é que a chave para mudar tudo isso está no “mindset PROGESSIVO”, ou seja, na forma como você compreende sua realidade. Hoje, você precisa inovar, renovar, transformar, ter atitude e compreender que juntos, somos mais fortes!
Competência para competir
O milênio que se inicia caracteriza-se, sem dúvida alguma, por seu próprio conjunto de eventos e estilos específi- cos. Isto, claro, afeta e altera o ambiente de mercado, que se torna mais sofisticado e complexo. O consumidor do novo milênio é bem informado, inteligente e decidido a fazer a escolha certa. Essa mudança no nível de conscien- tização e exigência representa um excitante desafio para o profissional dos novos tempos. Entretanto, traz consigo incerteza e insegurança.
Já é pouco provável que o prestador de serviços depare-se com um usuário em potencial facilmente influenciável. Está cada vez mais difícil entender as preferências deste cliente. Pesquisas são feitas, dados são analisados, enfim uma série de alternativas e propostas são implementadas com o único objetivo de tentar entender o cliente e fide- lizá-lo. Entretanto, as atitudes de outrora já não são mais tão eficazes.
É necessário sair da condição de vendas de atacado para ser um verdadeiro gerente de negócios e ser percebido pelos seus clientes como facilitador e gerenciador do sucesso deles. Para lidar com esse novo usuário, o profis- sional precisa estar apto a tomar decisões e ter a consciência de sua contribuição para o negócio da corporação como um todo. Precisa, mais do que cumprir e superar metas, saber planejar o seu negócio e superar a si mesmo. Precisa estar pronto para enfrentar os problemas do cliente como se fossem seus. Precisa estar em um ambiente de constante aprendizado e atualização.
A palestra Competência para Competir conduzirá os participantes a um ambiente altamente motivacional que os capacitará a tomar consciência dessas novas necessidades e posicionarem-se como Gestores Consultivos de Negócios.
Outros temas:
- Mindset;
- Gestão de Vendas;
- Tendências e futuro das vendas;
- Indústria 4.0;
- Atendimento ao Cliente;
- Marketing;
- Marketing para a Área da Saúde;
- Multicanal e Varejo;
- Liderança;
- Motivação;
- Marketing Pessoal;
- Adaptação;
- Planejamento;