Rio de Janeiro/RJ
HomeClemente Nóbrega um dos mais destacados especialistas em estratégia empresarial no Brasil. Com formação em Física e mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), iniciou sua carreira na área científica, atuando por mais de uma década em instituições como a Nuclebrás no Brasil e a Kraftwerk Union AG na Alemanha.
Clemente Nóbrega um dos mais destacados especialistas em estratégia empresarial no Brasil. Com formação em Física e mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), iniciou sua carreira na área científica, atuando por mais de uma década em instituições como a Nuclebrás no Brasil e a Kraftwerk Union AG na Alemanha.
Posteriormente, migrou para o setor empresarial, assumindo posições de liderança na Amil Assistência Médica, onde foi responsável pela estruturação da Gerência de Qualidade e atuou como Diretor de Marketing. Para complementar sua transição de carreira, realizou um MBA Executivo pela COPPEAD/UFRJ e cursou Gerência Estratégica de Marketing na Harvard Business School.
Fundou a Tools for Knowledge International (TfK), uma empresa de consultoria e treinamento em práticas gerenciais de alto nível, à qual se dedica integralmente. É autor de diversos livros sobre gestão e inovação, incluindo "Em Busca da Empresa Quântica", "O Glorioso Acidente", "Supermentes", "Antropomarketing" e "A Ciência da Gestão".
Nóbrega é reconhecido por sua abordagem que integra conceitos científicos à gestão empresarial, defendendo uma prática baseada em evidências e resultados concretos. Sua trajetória singular e contribuições intelectuais o tornaram uma referência no campo da estratégia empresarial no Brasil.
Temas de Palestras
A Ciência da Gestão: Decisões Baseadas em Evidências
O que é gestão baseada em evidências (GBE)?
Diferença entre opinião e evidência na tomada de decisão
Casos reais de aplicação de GBE no Brasil
Como criar uma cultura organizacional orientada a dados
Inovação com Propósito: Muito Além da Criatividade
Por que inovação não é sinônimo de criatividade
Inovação que resolve problemas reais
O ciclo da inovação sustentável
O papel da liderança na inovação com propósito
Supermentes: O Poder do Pensamento Estratégico
O que diferencia mentes extraordinárias
Como grandes líderes tomam decisões
Treinando o pensamento estratégico na prática
Como desenvolver times com “supermentes”
Empresa Quântica: Uma Nova Visão Organizacional
O que é uma “empresa quântica”
O que a física pode ensinar à administração
Complexidade, caos e inovação nas empresas
A estrutura invisível das organizações eficazes
Antropomarketing: Entendendo o Consumo Humano
Como o cérebro humano toma decisões de compra
A biologia do consumidor
Marketing de verdade: da emoção à razão
Casos de sucesso em antropomarketing no Brasil
Gestão na Era da Incerteza: Como Lidar com o Imprevisível
A nova realidade do mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo)
Estratégias adaptativas vs. estratégias rígidas
Como prever o imprevisível? Lições da ciência
Ferramentas práticas para a gestão da incerteza