Luiz Fernando Reginato

Porto Alegre/RS


Luiz Fernando Reginato

Economista (UFRGS), Especialista em Marketing (ESPM), Mestre em Sociologia das Organizações (PUCRS) e Qualificado como Conselheiro de Administração pelo IBGC.




Economista (UFRGS), Especialista em Marketing (ESPM), Mestre em Sociologia das Organizações (PUCRS) e Qualificado como Conselheiro de Administração pelo IBGC.

Após uma carreira executiva como Diretor de Escola Profissionalizante, atuou também como Gerente de Recursos Humanos, concomitante com a função de Assessor Comercial e Marketing. Posteriormente, assumiu a gerência geral de Recursos Humanos de um grupo empresarial, com abrangência nacional.

Criou a RGM Consultoria Empresarial há 25 anos, dedicando-se a projetos estratégicos de mudanças organizacionais e gestão de pessoas em expressivas organizações do sul e sudeste. Nestas atividades ministrou centenas de cursos de liderança e qualificação de equipes.

A RGM foi pioneira na gestão por competências, cuja metodologia aplicada em empresas em segmentos diversos foi reconhecida pela ABRH com o troféu Top Ser Humano. Atualmente, é precursora da metodologia de Gestão Estratégica do Capital Humano, tendo os cases de seus clientes distinguidos publicamente.

Baseado nestas experiências publicou em parceria com sua sócia Miriam De Marchi, o livro Capital Humano – Vencendo a competição pelos talentos, Ed. Sulina, 2013.

No contexto acadêmico lecionou por 10 anos em cursos de pós-graduação nas áreas de Marketing e Gestão de Pessoas na ESPM-RS onde foi também coordenador da academia de professores e das áreas acadêmicas de serviços e de pessoas. Concebeu os projetos de Redes de Negócio para estudo compartilhado de estratégia e gestão entre empresas e implantou o projeto de Responsabilidade Social da ESPM, integrando a formação acadêmica com benefícios às comunidades.

Ampliando sua atuação docente foi instrutor do IBGC- Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, ministrando as matérias Liderança e Ética nos cursos de formação de Conselheiros de Administração no RS e em SP.

Destaca-se também pela produção de conhecimentos e disseminação de ideias em inúmeros artigos e reportagens publicadas em reconhecidos meios de comunicação como jornais, revistas e TV.

Sua atuação como palestrante vem de longa data, através de convites para eventos corporativos ou institucionais. O interesse despertado por suas ideias e experiências, associado a sua vocação docente, impulsionou seus propósitos de dedica-se a palestras corporativas para debater temas relacionados ao Capital Humano, Cultura Organizacional e Ética empresarial.

Tem convicção de que sua capacidade de comunicação, liderança e forte base conceitual poderão promover transformações nas carreiras e nas organizações daqueles que tiverem a oportunidade de compartilhar destes eventos.

Temas de Palestras:

Viver ou Sobreviver nas organizações?

A ética na prática


As empresas estão improdutivas e as pessoas mais infelizes. Em parte pelas pressões do contexto externo, mas também pela qualidade das relações internas. Há algo que as pessoas possam fazer para melhorar suas vidas e de suas organizações?

Objetivo da palestra

Motivar cada participante a produzir-se como um ser ético para ser protagonista de transformações em sua vida, nas relações e na organização.

Temas Abordados

- O significa da organização em nossas vida
- O que é viver ou sobreviver nas organizações
- O que a ética pode fazer por nós
- Atitudes para uma cultura da ética

30 Ideias para Transformar!

Temas Abordados

- Propósitos
- Competitividade
- Mudanças
- Humanização
- Cultura
- Criatividade
- Gestão
- Ética
- Desempenho
- Capital Humano
- Liderança
- Cooperação
- Carreira
- Meritocracia

Capital Humano
Palestras com o Tema Capital Humano


Competitividade: Talentos ou Mediocridades?
Palestra 1


Defender que as empresas vencedoras do mercado serão aquelas vencedoras na gestão dos talentos. O futuro da organização está na sua competência em fazer escolhas entre atrair talentos ou reter mediocridades.

Temas abordados:

- Conhecimento, capital humano e competitividade.
- Desvendando os talentos e o capital humano.
- A falência do atual modelo de relacionamento.
- A nova lógica do trabalho e a velha lógica das empresas.
- É possível se realizar nas organizações?
- Paradigmas da nova gestão: valor e reciprocidade.
- Sua empresa tem uma estratégia para o Capital Humano?
- Contratando a nova relação.

A nova conexão: Você sabe o que significa para sua empresa?
Palestra 2


Desvendar a falência das relações atuais entre trabalhadores do conhecimento e as organizações para assumir um novo modelo de gestão e relacionamento, centrado no mérito e na reciprocidade.

Temas abordados:

- Conhecimento, capital humano e competitividade.
- Desvendando os talentos e o capital humano.
- A falência do atual modelo de relacionamento.
- A nova lógica do trabalho e a velha lógica das empresas.
- É possível se realizar nas organizações?
- Paradigmas da nova gestão: valor e reciprocidade.
- Sua empresa tem uma estratégia para o Capital Humano?
- Contratando a nova relação.

Cultura Organizacional
Palestras com o Tema Cultura Organizacional


Criando uma Cultura vencedora para o mercado e para as pessoas.
Palestra 1


Como criar uma cultura vencedora, equilibrando as dimensões econômica e social geradoras de alta performance e realização humana.

Temas abordados:

- Qual é mesmo o papel da empresa?
- As duas dimensões da cultura: econômica e social.
- Culturas ajustadas e desajustadas.
- Manifestações dos vários perfis culturais.
- Os verdadeiros propósitos da empresa.
- Quais são seus valores e objetivos?
- A cultura como força motriz da gestão de pessoas.
- As escolhas e a realização profissional.

Você está na empresa certa? Fique, fuja, indique!
Palestra 2

Como fazer uma leitura correta para desvendar os verdadeiros propósitos das organizações e como podem afetar o seu futuro.

Temas abordados:

- Qual é mesmo o papel da empresa?
- As duas dimensões da cultura: econômica e social.
- Culturas ajustadas e desajustadas.
- Manifestações dos vários perfis culturais.
- Os verdadeiros propósitos da empresa.
- Quais são seus valores e objetivos?
- A cultura como força motriz da gestão de pessoas.
- As escolhas e a realização profissional.

Ética, confiança e cooperação.
Ética Empresarial


Como transformar o ambiente organizacional, adotando a ética no resgate da confiança e da cooperação.

Temas abordados:

- O ambiente das organizações: competição e infelicidade
- A ética é possível nas organizações?
- O que é preciso saber sobre ética e moral.
- As bases das relações nas organizações
- Dilema ético: competir ou cooperar?
- O legado das lideranças éticas

AT 11-09
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