Sarah Menezes, judoca e campeã olímpica brasileira. Entrou para a história do esporte nacional ao se tornar a primeira mulher do país a conquistar uma medalha de ouro neste esporte em Jogos Olímpicos.
Sarah Menezes, judoca e campeã olímpica brasileira. Entrou para a história do esporte nacional ao se tornar a primeira mulher do país a conquistar uma medalha de ouro neste esporte em Jogos Olímpicos.
Também é terceiro sargento da Marinha do Brasil e integrante do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), departamento militar esportivo.
Ela quebrou o jejum brasileiro de 20 anos sem medalha de ouro olímpica neste esporte, que vinha desde a vitória de Rogério Sampaio em Barcelona 1992.
Sarah Menezes é desde 2008 incorporada ao Programa de Incorporação de atletas de alto rendimento das Forças Armadas Brasileiras e tem a patente de terceiro sargento na Marinha do Brasil.
Participou de Pequim 2008 aos 18 anos e foi derrotada na primeira luta. Bicampeã mundial júnior de 2008 e 2009.
Na final, ela derrotou Alina Dumitru, da Romênia, campeã olímpica em Pequim 2008.
Em dezembro de 2009 e 2010 conquistou a medalha de bronze no Grand Slam da cidade de Tóquio, evento do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô, e em fevereiro de 2012 ganhou a medalha de prata no Grand Slam da cidade de Paris.
Nos Jogos Pan-americanos de 2011, em Guadalajara, ficou com o bronze depois de ser derrotada numa das etapas preliminares pela cubana Dayaris Mestre.
Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Sarah foi a primeira atleta a conquistar uma medalha de ouro para o judô feminino do Brasil.
Em 2013, foi medalha de bronze no Campeonato Mundial disputado no Rio de Janeiro.
Em 2015 conquistou a medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares, realizados em Mungyeong, na Coreia do Sul, na categoria -52 kg, e, na mesma competição, a medalha de bronze em sua categoria habitual, peso ligeiro (-48 kg).
Em janeiro de 2016, conquistou o ouro no Grand Prix de Havana e em fevereiro a medalha de bronze no Grand Slam de Judô de Paris derrotando a japonesa Haruna Asami, bicampeã mundial e para quem Sarah havia perdido nos seis confrontos anteriores.
Em maio, foi medalha de prata no World Masters, em Guadalajara, México, última etapa de preparação para a Rio 2016.
Em 2018, Sarah Menezes passou a ser atleta do Clube de Regatas do Flamengo
Temas de Palestras:
- Competitividade
- Esportes
- Motivação
- Trabalho em Equipe / Disciplina
- Artes Marciais