Caio Túlio Vieira Costa
...

Caio Túlio Vieira Costa

Home

Caio Túlio Vieira Costa jornalista, professor e especialista em comunicação digital. Formou-se em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde também obteve o doutorado em Ciências da Comunicação. 

Compartilhar:

Caio Túlio Vieira Costa

Caio Túlio Vieira Costa jornalista, professor e especialista em comunicação digital. Formou-se em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde também obteve o doutorado em Ciências da Comunicação. 

Iniciou sua carreira no jornalismo profissional como redator do jornal O Imparcial, de Tupi Paulista. Começou a trabalhar na Folha de S.Paulo, onde desempenhou diversas funções ao longo de 21 anos, incluindo editor da seção Ilustrada, secretário de redação, correspondente na Europa baseado em Paris e diretor de revistas. Foi o primeiro ombudsman da imprensa brasileira, cargo que exerceu na Folha. 

Criou a Revista da Folha e participou da fundação do Universo Online (UOL), o primeiro provedor de internet de grande porte da América Latina, onde atuou como diretor geral. Após deixar o Grupo Folha, presidiu a Fundação Semco, onde ajudou a criar o Instituto DNA Brasil, um think tank voltado para questões estratégicas do país. Assumiu a presidência do Internet Group (iG), braço de internet da Brasil Telecom.

Caio Túlio também atuou como professor de Ética Jornalística na Faculdade Cásper Líbero e de Mídia, Informação e Comunicação na Era Digital na ESPM-SP. Foi Visiting Research Fellow na Columbia University Graduate School of Journalism, em Nova York, onde desenvolveu pesquisa sobre modelos de negócios para a indústria da comunicação na era digital. 

Como autor, publicou diversos livros, incluindo "Ética, jornalismo e nova mídia – uma moral provisória", "O que é Anarquismo", "Cale-se" e "Ombudsman – O Relógio de Pascal". Atualmente, é cofundador da Torabit, uma plataforma de monitoramento digital.

Temas de Palestras

Ética no Jornalismo e nas Mídias Digitais

  • A função do ombudsman e o controle ético da mídia

  • Fake news e desinformação

  • O papel do jornalista na era da pós-verdade

  • Transparência, responsabilidade e confiança

  • Limites éticos do conteúdo patrocinado

Comunicação e Informação na Era Digital

  • Transformação digital na mídia

  • Mudança no comportamento dos consumidores de notícias

  • Desafios e oportunidades do jornalismo online

  • Personalização da informação e algoritmos

  • Plataformas digitais vs. jornalismo tradicional

Monitoramento de Mídias e Reputação Online

  • Análise de redes sociais e big data

  • Como acompanhar a reputação de marcas e personalidades

  • Métricas que importam no ambiente digital

  • Estudos de caso com a plataforma Torabit

  • O papel das ferramentas de escuta digital

Modelos de Negócios para a Comunicação Digital

  • Monetização de conteúdo digital

  • Assinaturas, paywalls e publicidade online

  • Inovação em redações e startups de mídia

  • Sustentabilidade financeira do jornalismo

  • Lições de sua pesquisa na Columbia University

Desafios da Liberdade de Expressão

  • Liberdade de imprensa vs. discurso de ódio

  • Censura, autocensura e controle de conteúdo

  • A experiência como autor do livro “Cale-se”

  • A democracia em tempos de polarização



AT 04-25


Caio Túlio Vieira Costa

Vídeos

Entrevista Caio Túlio Costa
Entrevista Caio Túlio Costa
Mande-nos uma Mensagem