Caio Túlio Vieira Costa jornalista, professor e especialista em comunicação digital. Formou-se em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde também obteve o doutorado em Ciências da Comunicação.
Caio Túlio Vieira Costa jornalista, professor e especialista em comunicação digital. Formou-se em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde também obteve o doutorado em Ciências da Comunicação.
Iniciou sua carreira no jornalismo profissional como redator do jornal O Imparcial, de Tupi Paulista. Começou a trabalhar na Folha de S.Paulo, onde desempenhou diversas funções ao longo de 21 anos, incluindo editor da seção Ilustrada, secretário de redação, correspondente na Europa baseado em Paris e diretor de revistas. Foi o primeiro ombudsman da imprensa brasileira, cargo que exerceu na Folha.
Criou a Revista da Folha e participou da fundação do Universo Online (UOL), o primeiro provedor de internet de grande porte da América Latina, onde atuou como diretor geral. Após deixar o Grupo Folha, presidiu a Fundação Semco, onde ajudou a criar o Instituto DNA Brasil, um think tank voltado para questões estratégicas do país. Assumiu a presidência do Internet Group (iG), braço de internet da Brasil Telecom.
Caio Túlio também atuou como professor de Ética Jornalística na Faculdade Cásper Líbero e de Mídia, Informação e Comunicação na Era Digital na ESPM-SP. Foi Visiting Research Fellow na Columbia University Graduate School of Journalism, em Nova York, onde desenvolveu pesquisa sobre modelos de negócios para a indústria da comunicação na era digital.
Como autor, publicou diversos livros, incluindo "Ética, jornalismo e nova mídia – uma moral provisória", "O que é Anarquismo", "Cale-se" e "Ombudsman – O Relógio de Pascal". Atualmente, é cofundador da Torabit, uma plataforma de monitoramento digital.
Temas de Palestras
Ética no Jornalismo e nas Mídias Digitais
A função do ombudsman e o controle ético da mídia
Fake news e desinformação
O papel do jornalista na era da pós-verdade
Transparência, responsabilidade e confiança
Limites éticos do conteúdo patrocinado
Comunicação e Informação na Era Digital
Transformação digital na mídia
Mudança no comportamento dos consumidores de notícias
Desafios e oportunidades do jornalismo online
Personalização da informação e algoritmos
Plataformas digitais vs. jornalismo tradicional
Monitoramento de Mídias e Reputação Online
Análise de redes sociais e big data
Como acompanhar a reputação de marcas e personalidades
Métricas que importam no ambiente digital
Estudos de caso com a plataforma Torabit
O papel das ferramentas de escuta digital
Modelos de Negócios para a Comunicação Digital
Monetização de conteúdo digital
Assinaturas, paywalls e publicidade online
Inovação em redações e startups de mídia
Sustentabilidade financeira do jornalismo
Lições de sua pesquisa na Columbia University
Desafios da Liberdade de Expressão
Liberdade de imprensa vs. discurso de ódio
Censura, autocensura e controle de conteúdo
A experiência como autor do livro “Cale-se”
A democracia em tempos de polarização