Hugo Rodrigues é um estudioso do consumo e comportamento do consumidor, foi escolhido pelo grupo americano Interpublic para suceder Washington Olivetto no comando da WMcCann, em novembro de 2017, depois de ter liderado uma das maiores viradas do mercado publicitário, ao levar a Publicis do décimo ao 2o lugar no ranking das agências brasileiras.
Na WMcCann a história se repetiu, em abril de 2021, a agência foi nomeada a número 1 do País, segundo o CENP-Meios. Após esses 3 anos e meio na liderança e mirando acelerar a cultura de dados e tecnologia para os clientes, Hugo Rodrigues anunciou André França, vice-presidente de Dados e Mídia, como Presidente da WMcCann. A partir de julho, Rodrigues passa a ocupar a cadeira Executive Chairman com o objetivo de focar no posicionamento da agência para os próximos ciclos.
Atento às constantes transformações digitais e como isso impacta o comportamento diário na vida das pessoas, Hugo entende que os trabalhos de comunicação precisam trazer retornos rápidos e comprovados. Esse perfil contribuiu para que ele fosse eleito o publicitário mais admirado pelos profissionais de marketing, segundo os dois últimos estudos da Agency Scope, com mais de 300 clientes.
Ao longo de sua carreira, Hugo Rodrigues foi jurado de importantes premiações, como Cannes, D&AD, New York Festivals, London Festival, Effie, FIAP, El Ojo e Anuário do CCSP. Soma três premiações no Caboré: como Criativo, CEO da Agência do Ano e Dirigente da Indústria da Comunicação – tendo sido indicado novamente na mesma categoria.
Vencedor de 18 Leões no Festival de Cannes, o mais recente em 2021, de Ouro para a Coca-Cola, acumula outros 17 para clientes como Heineken, Chevrolet, Nestlé, Procter & Gamble, Swatch, entre outros. Premiado também com mais de 20 Effies, Hugo repete sempre aquilo em que mais acredita: “o resultado do cliente sempre será o nosso melhor prêmio”.
Nomeado COO (Chief Operating Officer) em 2011, e acumulando a função de CCO (Chief Creative Officer), Hugo Rodrigues tornou-se primeiro criativo na história da marca Publicis na América Latina a assumir a gestão das agências Publicis Brasil, Salles Chemistri e Publicis Dialog.
Hugo Rodrigues era vice-presidente nacional de criação da Publicis há dois anos e participou de uma das maiores viradas do mercado publicitário: a agência teve crescimento de 47%, saltou mais de 19 posições no ranking e foi o escritório com a melhor performance entre todas as Publicis do mundo. É o responsável pela criação de campanhas para grandes clientes como Nestlé, GM, Citibank, Procter & Gamble, HP, L’Oreal, Swatch, entre outras.
Foi um dos fundadores da Salles Chemistri, que em apenas quatro anos construiu uma imagem sólida e respeitada no mercado, aparecendo no ranking das agências na frente de nomes como Grey Brasil e Age Isobar.
Graduado em marketing, tem obsessão por resultado e entende que o que o anunciante quer é retorno, e rápido. Por isso, desenvolve um trabalho que foca o aumento de share no menor espaço de tempo possível, compromete-se a mensurar os resultados e deixar um residual de marca em cada campanha de comunicação.
Redator, cria eventos, promoções, internet, campanhas de relacionamento e fidelização com o mesmo peso que transforma peças publicitárias num elemento da cultura popular. Foi ele quem criou as campanhas “Tô nem aí” e “Poeira”, para a Chevrolet, que sacudiram o Brasil inteiro e ajudaram a montadora americana a chegar à inédita liderança de vendas no país naquele ano.
Um dos seus trabalhos mais desafiadores criados para GM – “Transformers” – passou pela aprovação dos estúdios de Steven Spielberg e Michael Bay.
Foi também com campanhas criadas por ele que a GM atingiu a liderança de vendas em São Paulo – mercado mais importante da América Latina -, posição que se manteve inalterada há dez anos consecutivos.
Hugo foi um dos únicos criativos brasileiros a ganhar um Leão em Cannes na categoria automóveis, a mais difícil e disputada do festival. Ele também criou campanhas de sucesso para vários dos mais importantes anunciantes do mercado como Philips, Avon, Bradesco, Mitsubishi, Carrefour, Dermacyd, Dorflex, BCP, Mercedes-Benz, entre outros. Ganhou mais um Leão, anos após, dessa vez para Procter & Gamble, com um trabalho que foi eleito também como o melhor de mídia impressa de todas as Publicis do mundo. Mias tarde, conquistou Leão de Mídia para Swatch com um trabalho que tornou-se a plataforma mundial da marca, o Swatch Wristbands. E depois, ganhou mais um Leão, desta vez de Outdoor para AXN TV Boxes, para Sony.
Além de Cannes, é premiado em vários dos mais prestigiados festivais publicitários como Fiap, New York Festival, Clio Awards, Golden Drum, Ad Stars, The One Show, Ads of the World Awards, El Ojo de Ibero-Americana, Profissionais do Ano da Rede Globo, Colunistas, ANJ, Maximídia e Prêmio Folha/Meio&Mensagem.
Hugo Rodrigues foi jurado em Cannes, D&AD, London Festival, Effie, FIAP, El Ojo, Cíclope, Prêmio Abril, Anuário do CCSP e Festival ABP. Foi o único latino-americano convidado para o 1º Executive Jury do New York Festival 2011, entre os mais renomados executivos da criação publicitária do mundo. Foi eleito “Profissional de Criação do Ano” pela APP (Associação dos Profissionais da Propaganda), por sua trajetória e experiência, tem sido convidado para ministrar palestras para profissionais do mercado de comunicação e marketing no Brasil e América Latina.
Temas de Palestras:
- Empoderamento
- Empoderamento. Todos Podem
- Clima sustentavel
- Sustentabilidade / Meio Ambiente
- O Varejo pode ser bem feito
- Criatividade e Inovação
- Presidente Criativo
- Liderança
- Inovação, o que é para você?
- Transforme Consumidores em Propagadores
- Marketing / Comunicação