Rio de Janeiro/RJ
HomeJornalista, escritor e palestrante, Pedro Doria aplica três décadas de experiência em comunicação e tecnologia para ajudar empresas a decifrar tendências e liderar o futuro. É conhecido internacionalmente pela habilidade de repensar desafios mundiais como oportunidades.
Jornalista, escritor e palestrante, Pedro Doria aplica três décadas de experiência em comunicação e tecnologia para ajudar empresas a decifrar tendências e liderar o futuro. É conhecido internacionalmente pela habilidade de repensar desafios mundiais como oportunidades.
Fundador do Meio — uma das newsle ers mais influentes do Brasil — colunista de O Globo e da rádio CBN, Doria analisa o impacto das redes digitais na sociedade e nos negócios. Como palestrante, aprofunda reflexões sobre temas que incluem inteligência artificial, produtividade e a reinvenção das relações de trabalho, sempre adaptadas às demandas específicas de cada setor.
Pioneiro na cobertura e análise sobre a internet, formado no programa de liderança para jornalistas de destaque em Stanford, nos EUA, ele ampliou sua compreensão sobre transformação digital com experiências no Vale do Silício. Liderou equipes premiadas, como a que venceu o Prêmio Esso em O Globo, e foi eleito o melhor jornalista de tecnologia no Prêmio Comunique-se.
Autor de oito livros, como Tenentes: A guerra civil brasileira, Pedro alia rigor histórico à visão inquieta sobre tecnologia para incentivar novas perspectivas e desenvolver estratégias aplicáveis aos negócios e à sociedade.
Suas palestras ajudam empresas a decifrar o presente e abrir caminhos ainda inéditos para prosperar no futuro.
Temas de Palestras
Inteligência Artificial: Presente e Futuro
• A aceleração intensa da inteligência artificial está transformando a forma como o trabalho é feito, redesenhando setores inteiros e impactando profundamente empregos, empresas e a economia global. Nesse cenário, vence quem se adapta mais rápido. Nesta palestra, Pedro Doria explora a IA desde seus fundamentos até os impactos concretos em diferentes setores. De noções básicas para desmistificar a tecnologia até análises personalizadas para a realidade do contratante, o conteúdo é moldado para empresas que buscam entender as mudanças trazidas pela IA, prever desafios, aproveitar oportunidades e posicionar-se à frente na corrida pela inovação.
Desafios da IA para Lideranças
• Liderar em tempos de inteligência artificial exige visão estratégica e capacidade de adaptação. Ferramentas como Gemini, ChatGPT e Leonardo AI vão muito além de inovações e redefinem nossa forma de planejar, decidir e executar. O diferencial de um líder hoje está em transformar a complexidade tecnológica em alavanca para decisões mais rápidas e eficazes. Pedro Doria oferece ideias para integrar a IA ao cotidiano organizacional de forma prática e eficiente. Com exemplos concretos e uma abordagem personalizada, a palestra desmistifica desafios e revela caminhos para que lideranças possam conduzir suas equipes rumo ao sucesso em um mundo em constante transformação.
A Era da IA e os Impactos na Produtividade
• No cotidiano de trabalho, a inteligência artificial está redefinindo como criamos, resolvemos problemas e geramos valor. Programadores que utilizam IA para escrever códigos, designers que exploram novas ideias com apoio de algoritmos e gestores que otimizam decisões com base em dados exemplificam o impacto direto da tecnologia na produtividade. Pedro Doria aborda o papel da IA na reorganização das rotinas de trabalho, destacando como ferramentas específicas podem liberar tempo e energia para atividades mais criativas e estratégicas. Com uma abordagem voltada para as demandas práticas de cada setor, o conteúdo oferece caminhos para transformar a inteligência artificial em uma aliada na busca por resultados consistentes e inovadores.
Como Reaprender a Trabalhar
• Distrações constantes, excesso de estímulos, culpa por não produzir o suficiente e o risco de burnout definem o cenário do trabalho hoje. Mas será que estamos realmente trabalhando da maneira mais eficiente? Nesta palestra, Pedro Doria detalha como as redes sociais, ao oferecerem pequenas doses de dopamina, nos prendem em ciclos de procrastinação e desgaste. Ele também explora o conceito emergente de knowledge work, mostrando como momentos fora da tela – até mesmo fora do espaço de trabalho – podem melhorar a produtividade.