Brasília/DF
HomeA jornalista Giuliana Morrone iniciou sua carreira em 1989, quando Fernando Collor de Mello se elegeu presidente da república, desde então tem acompanhado de perto todas as eleições diretas do Brasil. Na televisão começou no SBT com Bóris Casoy no antigo telejornal TJ Brasil, entrando na Rede Globo em 1999.
Giuliana Morrone é especialista em ESG, aplica mais de 30 anos de experiência jornalística na busca pela verdade sobre sustentabilidade empresarial.
Seu olhar integrado, que marcou três décadas de carreira no jornalismo, também guia sua atuação em negócios sustentáveis. Morrone aborda ESG de forma holística, compreendendo o assunto como um todo, e nao como a simples soma das práticas ambientais, sociais e de governança.
Sua longa trajetória de interação com líderes globais e cobertura de temas variados, como eleições, escândalos políticos e movimentos sociais, lhe dá uma visão aprofundada e sistêmica sobre a agenda ESG, conectando diferentes campos essenciais para aborda-la com profundidade.
Temas de Palestras:
Sustentabilidade no mundo dos negócios: A partir de reflexões e perspectivas propostas no videocast "Vamos por Partes", Morrone discute sustentabilidade, meio ambiente, governança e economia, destacando desafios, oportunidades e riscos para o Brasil no cenário global. Aborda o momento transformador que o país vive, com potencial de se tornar protagonista mundial do desenvolvimento sustentável. Explora os principais pontos da transição para uma economia de baixo carbono, incluindo a regulação, o arcabouço legal e os investimentos financeiros e tecnológicos necessários.
Liderança consciente: Nesta palestra, Giuliana discute os desafios da liderança em um mundo exponencial e sustentável, além de estimular reflexões sobre a complexidade e as oportunidades no caminho para o sucesso. Ela aborda os pilares que sustentam a integridade do líder, como propósito, legado, gestão orientada para resultados com foco em pessoas, construção de comunidades e liderança humanizada. Outras possíveis pautas são customizadas de acordo com o perfil e o contexto dos participante.
ESG no Brasil: Em que etapa estamos?: O Brasil vive a ascensão do conceito ESG, intensificada após a pandemia, com o mercado cada vez mais mobilizado em torno da sustentabilidade. Empresas nacionais aceleraram práticas sustentáveis, cientes de que ignorar esta agenda pode comprometer os resultados dos negócios. Giuliana Morrone oferece reflexões e dados sobre o futuro do ESG no país, para que os participantes saiam do encontro com uma compreensão clara dos principais desafios e oportunidades no caminho do desenvolvimento sustentável.
Governança consciente: Uma palestra que aponta caminhos para uma gestão inovadora, baseada no princípio "Who Cares Wins" (em tradução livre: “Ganha quem se importa”), destacado pelo Banco Mundial. Este conceito ressalta que empresas preocupadas com questões sociais, ambientais e de governança têm maior chance de prosperar a longo prazo. Giuliana aborda como integrar esses valores na gestão empresarial, destacando temas como direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, fundamentais para líderes que buscam construir empresas melhores para o mundo.
Liderança feminina e os avanços em ESG: O espaço que as mulheres vêm conquistando no alto escalão das gestões e conselhos administrativos ainda está em disputa. No entanto, essa presença crescente já mostra uma forte correlação com o desempenho positivo das organizações em ESG. Especializada em liderança feminina pela Harvard University, Giuliana explora os fatores que influenciam este cenário: será que elas são mais sensíveis às questões ambientais, sociais e de governança? Uma palestra que desafia estereótipos e promove reflexões profundas sobre o papel das mulheres, tanto no ambiente organizacional como na sociedade.
ESG e seus Desafios no Mundo Digital para órgãos públicos: Como promover ações de ESG em uma sociedade que demanda atitudes cada vez mais ativas em defesa da transparência dos gastos públicos? Giuliana discute sobre essa questão e amplia a visão sobre sustentabilidade, desmistificando o ESG e direcionando os desafios e oportunidades para o poder público. Aborda o momento decisivo e transformador pelo qual o Brasil passa, destacando seu potencial de se tornar um protagonista mundial no tema.