Recife/PE
HomeAntônio Lavareda cientista político, sociólogo e escritor, com uma carreira destacada no estudo do comportamento eleitoral e marketing político. Atualmente, ele ocupa o cargo de Diretor-Presidente da MCI-Estratégia e é presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE). Além disso, é fundador do NeuroLab – Laboratório de Neurociência Aplicada – e professor colaborador da pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Antônio Lavareda cientista político, sociólogo e escritor, com uma carreira destacada no estudo do comportamento eleitoral e marketing político. Atualmente, ele ocupa o cargo de Diretor-Presidente da MCI-Estratégia e é presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE). Além disso, é fundador do NeuroLab – Laboratório de Neurociência Aplicada – e professor colaborador da pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Lavareda possui doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e mestrado em Sociologia pela UFPE. Ele também é formado em Direito pela UFPE e em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Sua experiência acadêmica inclui atuação como pesquisador visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley.
Ao longo de sua carreira, Lavareda participou como coordenador ou consultor estratégico em mais de 100 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil, Portugal e Bolívia, abrangendo eleições para presidentes, governadores, senadores e prefeitos. Ele é autor de 15 livros, entre os quais se destacam "Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais" e "Neuropropaganda de A a Z", este último finalista do Prêmio Jabuti.
Temas de Palestras
Política e Conjuntura Eleitoral
● Análise da conjuntura política atual e perspectivas para as eleições futuras.
Marketing Político
● Estratégias de comunicação e campanhas eleitorais eficazes.
Neuropolítica e Neurociência Aplicada
● Estudo das emoções e do inconsciente na tomada de decisão política e de consumo.
Comportamento Eleitoral
● Fatores que influenciam as escolhas dos eleitores e tendências eleitorais.
Estratégias de Comunicação
● Técnicas eficazes para engajamento político e institucional.