Verônica Kato

São Paulo/SP


Verônica Kato

Verônica Casanova cresceu cercada pelos ricos e diversos aromas de sua terra natal. Depois de obter seu diploma em Bioquímica Farmacêutica pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), Verônica embarcou em sua jornada para se tornar uma perfumista.




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Verônica Casanova cresceu cercada pelos ricos e diversos aromas de sua terra natal. Depois de obter seu diploma em Bioquímica Farmacêutica pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), Verônica embarcou em sua jornada para se tornar uma perfumista.

Em 1990, Verônica começou sua carreira na Dragoco, agora conhecida como Symrise. Mais tarde, ela foi enviada para a escola de perfumaria da empresa em Holzminden, Alemanha, seguida por especialização adicional em Hadley, Inglaterra, e Grasse, França. Nestes locais, ela dominou a arte da perfumaria fina, aprendendo a criar fragrâncias para tudo, desde detergentes de lavanderia até fragrâncias de alta qualidade.

Desde 2006, Verônica tem trabalhado com a Natura, uma das principais empresas de cosméticos e perfumes brasileiras. Como a única perfumista latino-americana trabalhando dentro de uma empresa desse tipo, ela ocupa uma posição única semelhante às de marcas de luxo como Louis Vuitton e Chanel. Verônica perdeu a conta do número de fragrâncias que criou, mas algumas fragrâncias notáveis incluem aquelas das linhas Faces, Una, Amó, Kaiak, Ekos, Humor, Biografia, VôVó e Sou.

A abordagem de Verônica para a criação de perfumes envolve capturar a essência do povo e da cultura brasileira em suas fragrâncias. Ela expressa as cores, exuberância e alegria do Brasil através de seu trabalho, que requer pesquisa meticulosa para obter matérias-primas e misturar ingredientes que evocam emoções.

Trabalhando com uma ampla paleta de mais de 2.500 ingredientes, Verônica colabora com perfumistas internacionais para criar fragrâncias que transmitem várias sensações, como conforto, sedução, bem-estar, relaxamento ou estimulação sensorial. O processo de desenvolvimento de um perfume pode levar até três anos e envolver até 20 pessoas, garantindo que cada fragrância carregue a assinatura distintiva da Natura.

Temas de Palestras:

- Perfumaria no Brasil;
- Moda / Beleza;
- A Arte da Perfumaria;
- Desafios de se utilizar a biodiversidade brasileira para o desenvolvimento de fragrâncias sustentáveis;
- Sustentabilidade / Meio Ambiente;

AT 10-23



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